Catálogos de exposição

Na biblioteca, quando falamos de catálogo frequentemente estamos nos referindo ao instrumento de pesquisa da coleção da biblioteca, onde estão registrados e descritos os documentos que integram a coleção.

Mas há publicações que cumprem também funções de mediação, registro, listagem, consulta e que, por isso, são também chamadas de catálogos. Por exemplo, catálogos do acervo de um museu, ou o Catálogo raisonné, que traz a relação completa de obras de um artista, e do qual já falamos aqui neste blog.

Um tipo de catálogo que tem crescido em importância e quantidade em nosso acervo são os catálogos de exposição. Publicações que trazem listadas as obras expostas para visitação pública numa exposição, servem de acompanhamento aos visitantes, direcionando sua atenção e olhar para determinadas questões, além de ser um registro documental do evento.

Tem uma apresentação mais ou menos estável, trazendo textos de caráter valorativo justificando a exposição e a importância das obras e artistas escolhidos; fotos ou reproduções das obras exibidas com títulos, datas, dimensões, entre outras informações nas legendas.

No Dedalus, para limitar a busca a esse material, use o filtro por tipo de material, como ilustrado abaixo. No entanto, esse filtro não é totalmente seguro, portanto, se não encontrou o que procura dessa forma, procure também pelo título da exposição, instituição onde aconteceu, curador etc.

Um dos destaques dessa coleção são os catálogos das bienais de arte de São Paulo, temos a coleção quase completa.

Além dos vários catálogos de exposições dos principais espaços de exibição da cidade, como MASP, Pinacoteca, MAM etc.

 

 

 

 

 

 

 

Para saber mais:

Esse texto aqui analisa O catálogo de exposição como gênero textual.

Cristina Freire fala de Catálogos e livros de artista, em seu livro Poéticas do processo, disponível aqui na Biblioteca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: