Alguns números do ano que passou

Alguns dos nossos números do ano que passou para que vocês tenham uma ideia do trabalho feito.

Começando pelo atendimento, em 2017 realizamos 23 632 empréstimos de livros, partituras, DVDs, revistas… As consultas, ou seja, aquele material que pedimos para que você não coloque de volta na estante, atingiram 20 690 itens, e esse número deve, na realidade, ser bem maior, pois a todo momento vemos as pessoas ‘guardando’ os itens usados.

Além do nosso acervo, você sabia que podemos pedir empréstimos de material das bibliotecas da Unesp, Unicamp e outras bibliotecas da USP no interior? Pois é, algumas pessoas sabem, e no ano passado os empréstimos entre a nossa e outras bibliotecas chegaram a 351 itens. Nesse número entram os itens que enviamos e os que tomamos emprestados.

Outro serviço de caráter recíproco com outras bibliotecas é o Comut, serviço pelo qual são enviadas cópias de artigos e teses, mediante pagamento. Trocamos 104 teses e artigos com outras instituições, o equivalente a 1 457 cópias.

381 pessoas procuraram os bibliotecários com questões sobre suas pesquisas, pedindo ajuda sobre normalização de seus trabalhos, orientação para uso de bases de dados. As visitas guiadas, aulas, palestras, treinamentos e orientações para uso de bases de dados atingiram 589 pessoas.

O pessoal que cataloga, classifica, indexa, faz upload de teses e dissertações para biblioteca digital entre outras coisas, também exibe números orgulhosos. Foram 3 596 itens novos no acervo, destaque para livros (1 713), fascículos de periódicos (839), teses (369), CDs (292) e DVDs (150).

Na aquisição tivemos problemas com a compra de materiais. Devido a uma limitação orçamentária, que esperamos ser contingencial, poucos itens foram comprados, mas ainda não foram entregues pelos fornecedores. Mais informações aqui.

Em compensação, os itens recebidos por doações individuais de nossos usuários e de editoras como Cosac Naify, Instituto Moreira Salles e Edusp atingiram 2 660.

Conseguimos manter a assinatura de 158 periódicos, 141 dos quais internacionais.

O pessoal da conservação faz higienização, encadernação e outros pequenos reparos. Também faz cópia de segurança e conversão de uma mídia para outra, por exemplo, VHS para DVD.

Ao todo, 1 323 itens passaram pela nossa oficina de encadernação. Foram feitos reparos e medidas preventivas de conservação em 231 livros e 190 exemplares de periódicos; de 597 materiais foram feitas cópia de segurança ou conversão para mídia mais moderna; 305 itens passaram por higienização. Como não temos pessoal nem recursos suficientes, são priorizados para higienização os materiais nos quais se nota a presença de fungos, insetos, umidade.

Nosso blog teve 111.815 visualizações em 2017. E nossas redes sociais continuam atraindo seguidores e servindo de canal de atendimento também.

Número de visualizações do blog

Mais informações:

http://www3.eca.usp.br/biblioteca/biblioteca-numeros

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: