Dicas para o pessoal da Pós

Este post foi preparado especialmente para você, que acabou de ingressar num dos disputados programas de pós-graduação da ECA/USP e ainda não conhece os serviços desta Biblioteca. Mas, se você já conhece, leia mesmo assim. Talvez a gente tenha  informações novas!

Acesso aos acervos físicos

Os pós-graduandos podem pegar emprestados 15 itens (no total) em qualquer uma das bibliotecas da USP. O prazo de empréstimo é de 21 dias corridos, renováveis por 3 vezes. Os alunos regulares da pós também podem solicitar empréstimo nas bibliotecas da UNESP e da UNICAMP e receber aqui o material. Os campi da USP no interior e na Zona Leste também oferecem esse serviço. Mais informações:

http://www3.eca.usp.br/servicos/biblioteca/emprestimos

A renovação do prazo de empréstimo pode ser feita pela internet. Veja como se faz:

http://www3.eca.usp.br/biblioteca/servicos/renovacao

Conteúdos online

Temos acesso a cerca de 90.000 títulos de periódicos com texto completo disponível online, entre títulos de acesso aberto, assinaturas CAPES e USP. Para tornar possível a busca nesse universo, assinamos bases de dados de periódicos acadêmicos de todas as áreas do conhecimento, como: Scopus, JStor, Web of Science, Lisa (Proquest), Academic Search Premier (Ebsco) e outras. Também assinamos bases de partituras e gravações (Classical Music e Classical Scores Library) e o fantástico Grove Music Online.

http://www.sibi.usp.br/bases-dados/

Treinamentos

Para ajudar o pesquisador a explorar da melhor forma os recursos disponíveis, temos um Programa Permanente de Treinamentos. Basta escolher o conteúdo e marcar dia e hora por um formulário online. Cada treinamento dura aproximadamente uma hora e pode ser marcado individualmente. O pesquisador será atendido por um dos bibliotecários de referência da equipe. Além dos listados no site, outros conteúdos podem ser solicitados, a combinar.

http://www3.eca.usp.br/biblioteca/servicos/treinamentos

Normalização de trabalhos

O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP) preparou um manual completo para elaboração de teses e dissertações, que reúne e explica todas as normas necessárias para elaboração de trabalhos acadêmicos. Consulte:

http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/111/95/491-1

E se, mesmo assim, você continuar tendo pesadelos com a sigla ABNT, procure-nos. Podemos ajudar.

ORCID

Em algum momento da sua vida acadêmica, você vai descobrir que precisa ter um cadastro no ORCID – Open Researcher and Contributor ID. A USP tornou-se membro dessa organização e as agências de fomento já estão exigindo que os candidatos a bolsas façam esse registro. Todas as informações necessária estão disponíveis no site do SIBiUSP e, aqui mesmo neste blog, você vai encontrar informações complementares e um tutorial simplificado para fazer seu cadastro. Procure por ORCID na caixa de busca do blog.

Solicitação de livros

As bibliotecas da USP recebem verba anual da Reitoria para compra de acervo. Os alunos podem fazer sugestões de compra de livros e outros materiais, que serão atendidas de acordo com a disponibilidade de recursos e pertinência das indicações. Há um formulário em nosso site para fazer os pedidos:

http://www3.eca.usp.br/biblioteca/aquisicao/sugestao

O processo não é simples nem rápido, devido às limitações da legislação que regula compras em instituições públicas, mas a possibilidade de conseguir obter o material existe.

Elaboração da ficha catalográfica

Sim, as dissertações e teses precisam conter uma ficha catalográfica, trabalho que costuma ser coisa de bibliotecários. Mas não há motivo para pânico, temos um recurso que resolve rapidamente esse problema: basta preencher um formulário e sua ficha será gerada automaticamente, na hora. Se errar, faça de novo, quantas vezes forem necessárias. E se tiver dúvidas, fale conosco.

http://www3.eca.usp.br/biblioteca/formularios/solicitacao.ficha.catalografica

Cuidado com os prazos

Sabemos que os prazos são uma pressão constante na vida do pós-graduando. Para não dificultar mais ainda seu trabalho, pedimos sua atenção especial para mais um prazo importante: o de devolução de material das bibliotecas. A penalidade para atrasos é muito rigorosa na USP:

suspensão automática do direito de empréstimo pelo mesmo período de atraso, multiplicado pelo número de itens atrasados.

Isso quer dizer que, se você estiver com 10 livros emprestados e atrasar em 3 dias a devolução deles, terá seu direito a empréstimos suspenso por 30 dias. Isso pode ser muito sério em época de entrega do relatório de qualificação ou da própria tese.

Você tem um prazo de empréstimo adequado, pode renovar 3 vezes, depois disso pode devolver o material e retirá-lo novamente, na mesma hora. A renovação pode ser feita pelo sistema, por telefone, e-mail, chat ou pessoalmente. Fazemos de tudo para que você não seja prejudicado, mas não atrase (por favor, por favor).

Baixe nosso folheto.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: