Ação e reação: a importância de cuidar dos nossos acervos

Neste mês de abril vamos dedicar algum tempo a algo essencial: os cuidados com o acervo físico de bibliotecas, seja a da ECA, de outra instituição ou mesmo a sua biblioteca particular. A regra é válida para todas: se preservamos o material, a durabilidade será maior.

Montamos uma exposição com o tema Leia sem destruir, para mostrar o que acontece com um livro que é tratado sem cuidado. Fotos chocantes serão divulgadas em nossa página no Facebook, não percam.

Mas, para não ficar só na tristeza, vamos oferecer oficinas de noções de conservação e cuidados básicos com livros e outros materiais.

Cuidados com os livros: bate- papo com o pessoal da Oficina

12/04  quinta-feira  das 09:00 – 10:30
18/04  quarta-feira  das 14:00 – 15:30

Para começar, vejam aí algumas dicas úteis.

Como manusear e cuidar de um livro?

Não pegue o livro pela parte de cima da lombada, pois isto danifica a encadernação. O melhor jeito de fazer isso é, na estante, empurrar os dois que ficam logo à direita e à esquerda do livro de interesse para poder retirá-lo, segurando pelo meio da lombada.

Estantes de livros devem ficar o mais longe possível de pias, torneiras, chuveiros e paredes com encanamento. A umidade propicia o desenvolvimento de fungos, o que pode causar graves danos aos livros. Prefira ambientes com ventilação natural, mas procure evitar a incidência de luz solar direta sobre os livros.

A melhor posição para um livro ficar é em pé, apoiado lateralmente por outros ou por apoios de livros, preferencialmente em estantes de aço.

Procure não deixar o livro aberto voltado para baixo, para não danificar a lombada e a encadernação.

Molhar as pontas dos dedos para virar páginas mancha o papel e pode causar doenças.

Ao adquirir livros usados, fique atento à presença de pó branco, manchas escuras, cheiro forte de bolor e sinais de infestação por insetos.

Se você gosta de fazer anotações e grifar seus livros, dê preferência por usar lápis, pois a grafite danifica menos o papel do que tinta esferográfica, marca-textos coloridos ou lápis de cor. Mas, por favor, NÃO faça isso nos livros de bibliotecas! Nossos acervos são adquiridos e mantidos com verbas públicas, nem sempre abundantes. Devemos preservá-los o máximo possível para quem virá depois de nós. E, para além da preservação, a questão primeira é: o material não é seu, portanto, não aja como se fosse. É muito desagradável ler livros com comentários anotações e grifos feitos por outras pessoas.

Evite dobrar as páginas para marcar, pois isto danifica as fibras do papel e logo esse pedacinho dobrado vai se soltar da página. Use marcadores, são bonitos e colecionáveis.

Em caso de acidentes com um livro, o que fazer?

Evite usar fitas adesivas comuns para consertar rasgos, pois esses materiais possuem colas ácidas, que podem danificar irreversivelmente o papel. Clips e grampos metálicos podem enferrujar e danificar as folhas.

Livros molhados exigem ações rápidas: deixe-o secando, aberto, num ambiente ventilado, se possível com um ventilador. Não use secador de cabelo, o melhor mesmo é um ventilador. Você pode intercalar as páginas com papel toalha, mas pode ser que o papel fique deformado.

Importante: se o livro pertencer ao acervo de uma biblioteca, o procedimento a ser tomado é entrar em contato com os responsáveis e relatar o ocorrido.

Algumas fontes de informação sobre conservação

Projeto CPBA – Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos

http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/index.php/publicacoes-tecnicas/37-publicacoes/21-conservacao-preventiva-em-bibliotecas-e-arquivos-projeto-cpba

Arquivo do Estado – Projeto Como Fazer

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/publicacoes/tecnica

 

Este post é um resumo de um texto escrito pela bibliotecária Samanta Lessa, supervisora da Oficina de Conservação da Biblioteca da ECA, que será divulgado na íntegra oportunamente.

 

 

2 Responses to Ação e reação: a importância de cuidar dos nossos acervos

  1. Anônimo disse:

    Bom dia!
    Qual cola usar para colar as páginas soltas?
    Obg.
    Anna

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: