Mendeley: indo além de citações e referências

Você já se cadastrou para usar o gerenciador de referências Mendeley? Se sim, pule essas linhas iniciais. Se não, acesse Mendeley.com, clique em create account e vá em frente, o processo é simples.

Depois de concluído o registro você já terá acesso ao Mendeley Web. Você pode em seguida baixar os aplicativos para computador e celular. Com os apps nos seus dispositivos é possível acessar os arquivos mesmo offline.

Para começar a adicionar itens a sua biblioteca, há algumas opções. Pode começar, por exemplo, clicando em Suggest e arrastar um PDF em que esteja trabalhando no momento, que o Mendeley sugerirá textos similares. Esse recurso de arrastar e soltar (drag and drop) é bastante comum no Mendeley.

Se tem muitos artigos (PDF) salvos em seu computador pode começar clicando em Library e fazer o upload de artigos ou trazer todo o conteúdo de uma pasta arrastando e soltando.

Em Add (web e desktop) você consegue adicionar referências ou criá-las manualmente, adicionar PDF e pastas, ou selecionar uma pasta para o Mendeley acompanhar (Watch Folder).

Para trazer suas referências de outros gerenciadores, vá até o gerenciador de onde quer exportar as referências, crie um arquivo de exportação (.ris etc.), depois é só arrastar o arquivo gerado para sua biblioteca do Mendeley. Essa orientação serve também para a maioria das bases de dados, basta salvar um arquivo em sua área de trabalho e arrastá-lo para o Mendeley.

Existe ainda a opção de instalar no seu navegador o Web Importer e salvar URLs e referências durante sua navegação pela web.

No exemplo abaixo, depois de clicar no plugin instalado no navegador, os principais metadados do documento são importados. Repare nas sublinhas vermelhas que o PDF também está sendo salvo.

Depois de inserir os primeiros documentos, comece a pensar em como organizá-los e agrupá-los, para isso o Mendeley oferece o opção de usar pastas e tags.

Uma característica bem interessante desse gerenciador é a possibilidade de trabalhar com documentos PDF dentro do programa. Você pode ler, anotar, destacar e copiar trechos, tanto nos seus dispositivos, quando na nuvem. Quando estiver acessando o seu Mendeley Web de um computador público, como aqui na Biblioteca da ECA, você não tem que baixar um documento já anexado, ao selecioná-lo ele abrirá como uma nova aba em seu navegador e você pode continuar fazendo suas anotações normalmente.

Esses destaques e anotações feitos nos PDF podem ser compartilhados, assim como os próprios documentos, para isso você tem de criar um grupo privado. Fique atenta, pois na versão gratuita há limite de membros e artigos que podem ser compartilhados.

Na versão desktop é sempre bom forçar uma sincronização ao encerrar, isso garantirá que o conteúdo fique igual em todos os dispositivos, e ao abrir o PDF em que está trabalhando, ele estará selecionado no ponto onde havia parado.

E para não dizer que não falamos dos espinhos, sim, o Mendeley permite a criação de referências e citações de forma automática. Para começar, vá em Tools no Mendeley Desktop, clique em Install MS Word Plugin. Na aba Referências do Word será adicionado o plugin para trabalhar com a adição de citação e referência via Mendeley.A partir daí, quando estiver redigindo um trabalho no Word e quiser inserir a citação clique em Insert Citation, digite uma palavra do nome do autor ou título para encontrar o documento em sua biblioteca do Mendeley, sua citação será inserida. As citações são sempre inseridas como se fossem indiretas, ou seja, quando você escreve algo baseado no que outra pessoa disse, mas não reproduz literalmente suas palavras. No caso de citação direta, o número da página deve ser inserido manualmente. Quando tiver terminado todas as citações, posicione o cursor onde quer que as referências fiquem, e clique em Insert Bibliography.

Para saber mais:

Mendeley: manual do usuário

 

4 Responses to Mendeley: indo além de citações e referências

  1. Anônimo disse:

    É possível gerar a lista de referência pelo Mendeley na ordem em que elas aparecem no texto?

    Curtir

    • Você quer listar as referências na ordem em você as citou no texto? Se for isso, usando o plugin do Mendeley no seu editor de texto, parece ser possível. Consulte o Manual do usuário, o link está no post. No momento, nossos funcionários que conhecem bem o Mendeley estão em férias, mas podemos consultar outros colegas para confirmar essa resposta. Você também pode entrar em contato com o suporte técnico do próprio Mendeley, o link está na página deles na web.

      Curtir

  2. Virginia Vilar Sampaio disse:

    Olla. Obrigada pelo video!
    Queria saber se tem quando a gente altera a ordem das referencias ele consegue alterar automaticamente tambem?
    Obrigada

    Curtir

    • Oi Virginia,

      Não sei se entendi sua questão. Quando você altera a ordem das citações no texto no word? Se for isso, as referências são ordenadas alfabeticamente e não conforme a ordem citação no texto. Fique à vontade para perguntar novamente!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: