A Gazetinha

O Super-Homem completa este ano 80 anos. Sua primeira aparição se deu em 1938 na revista Action Comics, nº 1, nos Estados Unidos, e meses depois, ainda naquele mesmo ano, A Gazetinha, suplemento infantil do vespertino paulistano A Gazeta, em seu número 445 trazia a primeira edição brasileira deste super-herói paradigmático.

Isso já coloca A Gazetinha num lugar de destaque, mas segundo os professores Roberto Elísio dos Santos e Waldomiro Vergueiro A Gazetinha também pode ser considerada “como o ponto inicial e o mais importante dos suplementos de quadrinhos no Brasil”.

A publicação trazia HQ estrangeiras e nacionais, como as histórias do palhaço Piolin, e tinha outras características que se repetiram em suplementos infantis de jornais brasileiros, tanto em relação à forma, quanto ao conteúdo: formato tabloide, uso de cores, histórias em quadrinhos e histórias adaptadas ao gosto infantojuvenil, jogos, preocupação educativa e recreativa.

O título teve várias interrupções em sua publicação, a nossa coleção traz, além da já citada primeira edição do oitentão Super-Homem, o número 1, que aparece em 5 de setembro de 1929. E se você quiser conhecer um pouco mais dessa publicação que seguramente ocupa um capítulo importante na história das histórias em quadrinhos nacionais, a biblioteca da ECA atende de segunda a sexta, das 8h às 21h45 no período letivo e das 8h às 19h, nas férias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: