Walt Disney e a realização da imaginação

Walter Elias Disney, o Walt Disney, teve infância marcada pela trabalho árduo e austeridade da figura paterna. Trabalhou desde pequeno junto a sua família, na fazenda em Marceline. Quando a família se muda para Kansas City, Walt passa a realizar entregas com sua bicicleta pelas ruas da cidade.

A infância na fazenda, em meio aos animais, árvores e flores é marcante na vida do criador, que conversava com a fauna e a flora, criando histórias em que animais e plantas eram os personagens. O pai rígido que castigava os devaneios do garoto, que lhe desviavam do trabalho braçal, influenciou Walt Disney ao transmitir-lhe o valor do trabalho árduo, característica incorporada a sua vida.

Ainda criança tem sua primeira experiência cinematográfica, assistindo a um filme mudo: Branca de neve. A experiência marcou a vida do artista que já adulto e produzindo animações, decide realizar o primeiro desenho animado de longa metragem da história do cinema: Branca de neve e os setes anões. Onde muitos viam o fracasso de Walt Disney, ele previu sucesso e sua imaginação e trabalho  levaram-no a alcançar com essa animação a maior bilheteria de todos os tempos até então, somente superada por “E o vento levou”.

A trajetória de Disney foi marcada pela posição de cartunista no jornal da escola, motorista da ambulância da Cruz Vermelha – no fim da Primeira Guerra Mundial, indo atuar na França – , aprendiz de desenhista, cartunista. Ele começa a filmar seus próprios desenhos e vendê-los, após, decide começar a produção de filmes mais longos. Em meio a sucessos e fracassos, muda-se para Hollywod e forma sociedade com seu irmão Roy e o amigo Ub. Na década de 1920 é criado o personagem Mickey Mouse, um marco em sua carreira.

Num percurso de altos e baixos, Disney persiste caminhando em busca da perfeição. O trabalho e a persistência rendem seus frutos, nos anos 1950 é inaugurada a Disneyland, local em que o público poderia entrar em contato com a materialidade do imaginário desse artista, que marca o universo dos sonhos e imaginação de crianças e adultos ainda hoje.

O homem que deu vida a seu imaginário, cultivado desde a infância, teve uma longa jornada até o sucesso e afirmou “As pessoas me perguntam se posso dizer a elas como fazer com que seus sonhos se tornem realidade. Minha resposta é: faça-o por meio do seu trabalho.”

Para saber mais sobre o universo de Walt Disney fizemos uma lista de obras do acervo. Veja aqui.

Para escrever esse post consultamos. NADER, Ginha. Walt Disney: um século de sonho. São Paulo: Senac, 2003. (v.1 :Sua vida, seus sonhos, seus filmes, suas realizações)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: