Doação Eduardo Peñuela

Em 2017, a família do Professor Eduardo Peñuela Cañizal, um dos fundadores da Escola de Comunicações e Artes da USP, doou seu acervo pessoal de livros e outros documentos à Biblioteca da ECA.

Foi uma doação importante e volumosa de aproximadamente 3000 itens, incluindo livros, obras raras, revistas e fotografias.

É importante, quando tratamos com grandes doações, realizar um bom trabalho de seleção para priorizar o que será catalogado primeiro. Nesse processo, contamos com a valiosa colaboração do Professor Mateus Araújo Silva, do Curso de Audiovisual, que se debruçou sobre a coleção entre os meses de março e abril deste ano e selecionou as obras que considerou mais importantes, num total de 468 livros e folhetos. Desse material, 70 % são títulos novos e 30 % novos exemplares de títulos importantes. Um significativo enriquecimento do acervo da Biblioteca, portanto.

Os itens selecionados pelo Prof. Mateus estão sendo catalogados e parte deles já está disponível ao público. A lista, provisória e em crescimento, está aqui:

Doação Peñuela

 

Peñuela era especialista na obra de Luís Buñuel, pioneiro no estudo desse cineasta no Brasil. Por esse motivo, um dos destaques da doação são os livros sobre Buñuel, agora à disposição da comunidade uspiana no acervo da Biblioteca da ECA.

Outro destaque luxuoso é o Códice Vindobonensis Mexicanus I, facsímile do códice original do século 14 que reproduz dois textos mixtecos, em roteiro pictórico, sobre a origem dos reis dessa dinastia pré-colombiana.

Outras obras raras também fazem parte da doação, como:

Pintura del governador, alcaldes y regidores de Mexico: Códice Osuna

WALLPHER, Luis B. Reliquias coloniales en tierra de los Incas

Eduardo Peñuela Canizal nasceu na Espanha em 1933, e veio para o Brasil ainda menino, quando a família precisou se exilar para escapar às perseguições do governo franquista. Participou da criação da ECA, Escola da qual foi diretor de 1993 a 1996. Foi um dos maiores especialistas do país nas áreas de teoria do cinema e poética das manifestações não verbais.Sempre foi um frequentador assíduo da Biblioteca da ECA, que apoiou de forma decisiva durante sua gestão. Faleceu em 2014, ainda em plena atividade profissional.

 

 

 

 

 

3 Responses to Doação Eduardo Peñuela

  1. […] Blog da Biblioteca da ECA, Jornal da USP, Marina […]

    Curtir

  2. Yuri Hector penuela disse:

    Que a universidade possa fazer bom proveito deste acervo que carinhosamente nós cedemos, a USP faz parte da minha vida e dos meus familiares, tenho profunda gratidão e sei que tudo o que o meu pai fez pela universidade sempre foi com muito amor a universidade e a arte como forma de ensino… Muito obrigado a vocês

    Curtir

    • Marina Macambyra disse:

      Yuri, com certeza esse acervo será muito bem aproveitado. Já está sendo, na verdade. Os funcionários da Biblioteca da ECA que conviveram com o prof. Peñuela sempre tiveram muito carinho e respeito por ele. Em nosso acervo, ele continua PRESENTE.

      Curtir

Deixe um comentário