O dinheiro para os livros

As bibliotecas têm verba para comprar livros?
De onde vem esse dinheiro?
Como é feita a distribuição?
Por que o livro que eu preciso está na FEA ou na FFLCH e não aqui na ECA?

 

São perguntas que muitos alunos e professores nos fazem. Outros não chegam a perguntar e ficam com essas dúvidas em mente.

Já abordamos, neste post, como é o processo de compra de livros. Agora vamos tentar explicar os critérios de distribuição de verbas aplicados pela USP.

As verbas destinadas pela Reitoria da USP, em geral anualmente, são distribuídas de acordo com o número de docentes, alunos, cursos de graduação e pós-graduação da unidade. Também se atribui um peso baseado no custo médio dos livros de cada área.

A tabela acima foi extraída do documento Critérios para distribuição de verbas: Programa de Aquisição de Livros e Outros Materiais não Periódicos, elaborado pelo Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (DT -SIBi) que traz todo o histórico da criação e aperfeiçoamento desses critérios, desde o ano de 1985.

Não encontramos, no documento, explicações sobre a metodologia de cálculo do valor médio dos livros. Esse cálculo foi realizado em 1996 (p. 4), e de lá para cá podem ter ocorrido mudanças no mercado editorial, com reflexos no preço médio dos livros. A percepção de que os livros da área de humanas são mais baratos do que os das demais áreas ainda é correta? Esse cálculo leva em consideração o preço dos livros de arte e catálogos de exposição importados, catalogues raisonnées, partituras com partes de execução, caixas de CDs e DVDs com obras completas de determinados compositores e  cineastas, livros técnicos da área de audiovisual e outros materiais bastante usados nos cursos da ECA?

O DT-SIBi trabalha constantemente na atualização de critérios e procedimentos de trabalho e, certamente, essas questões ainda serão levadas em consideração.

As verbas para aquisição de acervo para as bibliotecas só podem ser usadas para essa finalidade. O controle sobre esses gastos é bastante rigoroso e a compra é realizada por meio de pregões, como explicamos no post citado acima.

Também recebemos livros adquiridos por bolsistas da FAPESP, que recebem verbas para compra de materiais necessários à sua pesquisa, devendo encaminhá-los para a biblioteca de sua unidade. São uma fonte importante de atualização para nosso acervo, sobretudo nessa época em que as verbas da USP têm sido bastante reduzidas.

A verba do Programa de Aquisição de Livros para 2018 não foi, até o momento, liberada. É uma pena, mas ainda não perdemos as esperanças…

Quanto à questão de não encontrarmos o livro que a gente quer aqui na ECA, mas em outras unidades, não é tão fácil responder. Nem sempre é só um problema de ter mais ou menos verba. Talvez ninguém da ECA tenha solicitado o item e a biblioteca não tenha identificado a necessidade de comprá-lo, ou já tivesse esgotado no mercado quando recebemos a solicitação. Ou pode ser que alguém dessa outra unidade tenha optado por doar o livro à sua biblioteca, não à da ECA. E não podemos esquecer de que a ECA e sua biblioteca foram criadas na década de 1960, por isso ainda não conseguimos acumular coleções tão grandes quanto as escolas centenárias da USP. De qualquer forma, os acervos de todas as bibliotecas podem ser emprestados por qualquer usuário USP, logo, mesmo que o livro dos seus sonhos não esteja aqui, você poderá ter acesso a ele sem grandes problemas.

Dicas:

Para solicitar  a compra de um livro, preencha este formulário:

http://www3.eca.usp.br/biblioteca/aquisicao/sugestao

Para acompanhar as novidades no acervo, siga-nos no Libib, no Facebook, ou assine nosso boletim Acontece na Biblioteca.

Se tiver dúvidas sobre o processo de aquisição, entre em contato conosco pelo e-mail ecabiblioteca.aquisicao@usp.br.

Para dúvidas sobre os critérios de distribuição de verbas, escreva para o DT-SIBi no e-mail atendimento@dt.sibi.usp.br.

 

foto: Andrew Czap (Flickr)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: