TEC.BIB – Bibliotecários e tecnologia

Hoje, os bibliotecários saem da faculdade com muitas dúvidas relacionadas a tecnologia. Será que os cursos de biblioteconomia preparam suficientemente os alunos para atuar numa área em que conhecimentos tecnológicos são tão importantes?

Segundo Tiago Murakami, bibliotecário formado pela ECA e atual chefe da Divisão de Gestão de Tratamento da Informação do Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, as salas de aula das faculdades não são, necessariamente, o local mais indicado para obter esse tipo de formação. Tecnologia é algo que muda muito rapidamente e os cursos de graduação costumam passar apenas alguns conceitos básicos.

Convidamos o Tiago, que tem muita experiência profissional nessa área, para conversar com alunos, ex-alunos  e bibliotecários aflitos em geral sobre o assunto. Em sua palestra, realizada no dia 25 de setembro aqui na ECA, ele fez um apanhado geral das ferramentas que bibliotecárias e bibliotecários precisam, nos dias de hoje, pelo menos saber que existem para começar a trabalhar numa bibliotecas sem se estressar (muito).

Os principais pontos abordados foram:

conhecimento do mercado de softwares

estratégias e métodos para seleção de softwares

como fazer um diagnóstico e se comunicar com fornecedores

o que a biblioteca precisa dos sistemas?

gestão de contratos

modelos de softwares existentes e que tipo de necessidades atendem (serviços web, softwares livres, sistemas proprietários etc)

infraestrutura necessária para cada modelo

o software livre e suas 4 liberdades essenciais

Folio, o primeiro software para bibliotecas que está sendo desenvolvido a partir da experiência do usuário e de forma aberta

metadados (MARC, Dublin Core, Schema etc)

formatos de intercâmbio de registros (CSV, XML, RDF)

ferramentas gratuitas para conversão de dados entre sistemas diferentes (MARCEdit, Catmandu, Open Refine para limpeza de metadados)

protocolos de internet

visualização da informação

Identificadores (DOI, ORCid etc)

O conteúdo da apresentação do Tiago foi extenso e complexo, dada a natureza das informações e o grau de conhecimento do palestrante. Destacamos, entre as diversas coisas interessantes mostradas:

Tabela de funcionalidades elaborada para o software Folio.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1GbQQ5ABuYE_NpBIR3KrNj-KEwEkirUZ_K1th4PnHxA8/edit#gid=1239670158

Site sobre mercado de softwares, elaborado pelo bibliotecário e consultor Marshall Breeding, com informações atualizadas sobre fornecedores, quem está usando ou abandonando o quê.

https://librarytechnology.org/industryreports/

Catálogo da Comboni College Of Science And Technology Library, do Sudão, construído pelo Tiago com o software livre PMB.

http://www.combonikhartoum.com/pmb/opac_css/

O palestrante enfatizou o importância dos bibliotecários não delegarem aos analistas as funções que lhes são próprias. Bibliotecários e analistas precisam ser parceiros e os primeiros precisam ter conhecimentos de tecnologia para, no mínimo, conseguir dialogar e apresentar suas necessidades aos segundos. Um dos exemplos dessa cooperação foi a migração dos dados do catálogo de partituras da Biblioteca da ECA para o Dédalus, trabalho no qual as bibliotecárias tiveram participação ativa na etapa de preparação e limpeza dos dados, usando ferramentas indicadas pelo Tiago: MARCEdit e Openrefine .  Vejam esses alertas finais:

A palestra completa está no canal do IPTV – USP no Youtube:


E a apresentação completa está aqui:

http://143.107.154.43/apresentacaoeca/

Esperamos que vocês gostem e aproveitem bastante. A Biblioteca da ECA planeja continuar organizando palestras de profissionais e pesquisadores das diversas áreas da ECA que tenham um trabalho interessante para mostrar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: