Os números de 2018

Os livros, DVDs, partituras, revistas etc estão lá nas estantes, tem sempre pessoas arrumando, guardando e emprestando esse acervo, os bibliotecários e outros funcionários ajudam quem precisa de orientação. Mas nem todo o trabalho que fazemos numa biblioteca é visível para nossos usuários. É por isso que cultivamos o hábito de exibir alguns dos nossos números. Então, vamos lá.

Atendimento

Entraram na Biblioteca da ECA, no ano passado, 73438 pessoas, o que dá uma média de 6120 por mês. Esse pessoal veio pesquisar, retirar material, assistir filmes nas salinhas, estudar nas mesas individuais e nas salas de estudo em grupo – que agora tem ar condicionado -, pedir orientação aos bibliotecários, procurar alguma coisinha para ler no fim de semana etc.

Foram emprestados 23612 itens e consultados localmente 21845, ou mais. Muita gente consulta os livros e devolve nas estantes antes que a gente possa registrar nas estatísticas. É por isso, além de evitar que os livros sejam guardados em lugar errado, que a gente pede para deixar sobre as mesas os livros consultados.

Nossos treinamentos e palestras atingiram um público de 598 pessoas, e 418 procuraram individualmente o atendimento pelos bibliotecários. Podemos atender mais gente ainda, apareçam!

Aquisição

Em 2018 não recebemos verba para comprar livros, mas nem por isso o acervo deixou de crescer. Recebemos 2998 itens em doação, de instituições, empresas, pessoas generosas e, naturalmente, da FAPESP. Recebemos muitas doações, mas nem tudo é incorporado ao acervo. Após um trabalho de seleção cuidadoso, o material que não é adequado ao perfil do acervo é doado a outras instituições.

Tratamento da informação

Todo o material recebido passa por alguns processos antes de chegar às mãos dos usuários. Só encontramos os livros no catálogo e nas estantes porque há uma equipe que os analisa, cataloga, indexa e classifica por assunto e registra os dados no Dédalus e outras bases de dados. No ano passado a equipe encarregada desse trabalhos colocou à disposição do público 3233 itens, cadastrou no site da ECA 17 e-books publicados pela Escola, além de coletar e registrar 422 produções intelectuais de docentes.

Conservação

Livros, revistas e partituras e outros materiais impressos se desgastam, rasgam, perdem a capa e precisam ser recuperados. Vídeos e discos em vinil precisam ser copiados para suportes mais modernos para continuarem existindo. Nesse ano que passou nossa equipe de conservação foi responsável pela higienização de 1496 itens, conservação preventiva e pequenos reparos em 1578 e 69 conversões de suporte.

Divulgação, redes sociais, atividades culturais

Escrevemos e publicamos neste blog 46 textos originais. Tivemos 100.538 visualizações.

Fizemos publicações diárias no Facebook e no Twitter, preparamos e enviamos 11 boletins Acontece na Biblioteca, divulgamos 366 livros novos no Libib (não divulgamos todos, é uma seleção).

Organizamos 2 palestras, um debate e uma exposição, participamos da organização de um seminário.

Bibliotecários e tecnologia – palestra de Tiago Murakami – 25/10

Desenho de Escuta: políticas da auralidade na era do áudio ubíquo – palestra de Henrique Souza Lima – 18/10

O desafio da diversidade nas bibliotecas: questões metodológicas e culturais – Mesa-redonda – 24/10

III Seminário de Informação em Arte: Livros de artistas: da criação ao acesso – em conjunto com a Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte de São Paulo e Departamento de Informação e Cultura da ECA – 23/11

Exposição Livros de Artista – de 23/11 a 15.12


Para ver mais dados sobre o ano que passou e mais o quadro que mostra os tipos de materiais do acervo e suas quantidades, acesse o link Biblioteca em Números do nosso site.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: