Praticando idiomas na Biblioteca

Bibliotecas são janelas de abertura para outros mundos, guardando patrimônio simbólico por meio do qual ‘os mortos falam aos vivos e os vivos aos ainda não nascidos’*.

Em meio às atribulações da vida acadêmica muito desse patrimônio que constitui as bibliotecas universitárias não é explorado pelos estudantes, que voltam suas energias às leituras específicas de sua área de formação. Dentre as inúmeras demandas colocadas aos estudantes, está a importância do domínio de outros idiomas, além do português.

Por meio desse post, convidamos os alunos a explorarem textos dramáticos de nosso acervo escritos em idiomas diversos, como forma de praticarem outras línguas enquanto vivenciam a leitura de uma obra carregada do poder de nos transportar para outros mundos e, assim, ampliar nossa esfera de presença em nosso próprio mundo.

Para aqueles que temem incorporar mais atividades à já atribulada rotina, é importante indicar que tais textos do universo teatral são marcados por diálogos e, em nosso acervo, há peças que podem ser lidas em poucas horas dada a própria extensão das obras.

Neste link consta uma seleção de alguns textos dramáticos.

No Dedalus é possível fazer buscas considerando o idioma da obra. Em “filtro de busca” basta selecionar o idioma desejado, conforme apresentado na figura abaixo.

 

 

Incursões também podem ser feitas no acervo de filmes em busca daqueles que são em outros idiomas havendo, também, a opção de seleção do idioma da legenda. A biblioteca dispõe de cabines individuais e de sala de vídeo para assistir aos filmes.

*Referência à obra A informação uma história, uma teoria, uma enxurrada (2013), de James Gleick.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: