Acesso aberto: nova política da Fapesp

O movimento de acesso aberto acaba de ganhar um empurrão importante no Brasil. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) publicou a pouco a Portaria CTA nº 01/2019, instituindo uma “política para acesso aberto às publicações resultantes de auxílios e bolsas FAPESP”. Uma decisão com potencial de se espalhar pelo país, dado o papel propagador que São Paulo exerce.

O texto da portaria diz que qualquer artigo ou comunicação resultante de financiamento parcial ou total deve ser depositado em repositório institucional, respeitando as políticas de acesso da publicação original.

Na prática isso quer dizer que o depósito no repositório não significa, necessariamente, que o artigo ficará em acesso aberto. Outras formas de acesso estarão disponíveis, desde o acesso aberto irrestrito até o embargo temporário.

O pesquisador da ECA deve enviar à biblioteca o artigo, informando onde foi publicado e a política de acesso aberto dessa publicação. O envio pode ser por e-mail <ecabiblioteca@usp.br>, ou por esse formulário aqui: <http://www3.eca.usp.br/biblioteca/producao-intelectual-formulario>

A biblioteca, de posse do arquivo, insere o registro em nosso catálogo e faz o upload na Biblioteca da Produção Intelectual da USP. Às bibliotecas cabe também o trabalho de “orientação aos pesquisadores, indexação e disponibilização no repositório institucional”.

Mais informações:

Portaria CTA nº 01/2019 -Institui a “Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP”

http://www.fapesp.br/12632

Anexo I – Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP

http://www.fapesp.br/12592

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: