Leitura e escrita acadêmica

Ingressar num curso de graduação é deparar-se com novas demandas face às relações com o saber. Ler e escrever não é apenas decodificar signos, mas, sim um ato de diálogo com as obras, com o pensamento de outros autores.

Ler, interpretar e fichar um texto, identificando claramente seus objetivos e hipóteses, assim como elaborar sínteses, são ações que adquirem novos contornos na universidade, demandando que os estudantes desenvolvam outras atitudes em relação ao conhecimento. Tais atitudes certamente não brotam do vazio, implicam formação e, também, o trabalho de cada sujeito.

Numa tentativa de contribuir, suprindo carências nessa direção, a USP lançou – no Canal USP – uma série de aulas sob o título Práticas de leitura e escrita acadêmicas que, conforme expõem:

“pretende desenvolver nos estudantes, principalmente nos de Ciências Humanas, as competências e habilidades relacionadas às necessidades da leitura e da escrita tal como devem ser praticadas na vida acadêmica. Os professores vêm das áreas de História, Ciência Política, Letras e Filosofia.”

Fazemos neste post um convite para que o conteúdo seja explorado e as técnicas sugeridas, experimentadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: