Editoras e revistas predatórias

Uma editora ou revista qualificada como predatória é aquela que adota critérios bastante frouxos para selecionar o que irá publicar, ou, talvez fosse melhor dizer, que visa principalmente a obtenção de um pagamento por parte do autor.

Surgem no bojo do movimento do Acesso Aberto (Open Access) –  que busca a construção de caminhos para que os avanços nos campos do conhecimento científico sejam comunicados à sociedade científica em geral – revestindo-se de um discurso em prol da democratização na comunicação do conhecimento científico, mas, de fato passando longe dos princípios éticos que devem marcar o campo da publicação científica.

Um trabalho publicado em uma revista ou editora predatória não corresponde a um trabalho de má qualidade necessariamente, entretanto, o mesmo é colocado em questão dado a falta de rigor da publicação. No caso de editoras de livros, muitas vezes nem mesmo a revisão do texto é feita.  Portanto, publicar nesses circuitos é um risco de depreciação do trabalho produzido.

No caso de teses e dissertações tem se tornado cada vez mais frequentes os relatos de autores que recebem um convite para publicá-las em formato de livro. São convites oferecendo a oportunidade de publicação e lançando a possibilidade de alcance internacional. Todavia,  a verdade que se revela é o fornecimento de uma edição digital do trabalho acadêmico com a capa da editora. A revisão fica sob responsabilidade do autor que, se quiser a obra impressa, terá que pagar para tanto. Fora as questões de cessão de direitos autorais para uma editora duvidosa, cabendo avaliar rigorosamente o que está implicado quando se opta por publicar nesses circuitos. É indispensável, também, verificar se a editora possui ISBN cadastrado. Para isso basta acessar o Portal do ISBN.

Quanto aos artigos científicos, a atuação predatória se torna perceptível pela falta de rigor para análise dos materiais que são publicados, assim como a rapidez com que são aceitos bastando o pagamento das taxas solicitadas. Para publicar em revistas é importante verificar se o site da publicação apresenta um campo de submissão claro e apropriado, um conselho editorial interinstitucional ou internacional com especialistas reconhecidos e informações de contato atualizadas, descrição do processo de revisão por pares, registro no ISSN, existência de DOI, informações sobre normalização bibliográfica, indicação das bases em que a revista é indexada. Para saber mais, leia o post Como avaliar uma revista para publicar.

No dia 29.08, das 14h às 18h, ocorrerá a palestra A escolha de periódicos para publicação de artigo científico  no Auditório Paulo Emílio Salles Gomes, na ECA. Para inscrever-se preencha esse formulário.

Imagem do filme O predador (2018)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: