Escolha de periódicos para publicar

Todos sabem que publicar é preciso, mas encontrar a revista certa para submeter um artigo nem sempre é um processo claro para todo mundo.

Para esclarecer um pouco as dúvidas dos pesquisadores, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, com apoio da Biblioteca da ECA, convidou uma bibliotecária que entende do assunto para fazer uma palestra, que ocorreu no dia 29 de agosto, no auditório Paulo Emílio Salles Gomes da ECA.

Paola de Marco Lopes dos Santos, bibliotecária da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP faz assistência editorial para duas revistas de sua unidade, Paisagem e Ambiente e Revista Pós da FAUUSP. Com sua experiência no lado de lá, ou seja, de quem publica, Paola reuniu muitas informações interessantes para quem deseja ser publicado. Agradecemos à Biblioteca da FAU pela liberação da bibliotecária para essa atividade.

A seguir, resumimos as dicas apresentadas na palestra.

Seleção das publicações

Publique nas revistas que você lê. Um dos motivos mais importantes para publicar em revistas é dialogar com a comunidade acadêmica da qual você faz parte por meio dos textos, e é nas revistas que você acompanha que vai encontrar o público com o qual estabelecer esse diálogo.

É importante observar onde publicam os pesquisadores e grupos de pesquisa com os quais você se relaciona e os autores que você cita.

Antes de enviar seu trabalho, observe se a revista faz revisão por pares, se o corpo editorial é composto por pesquisadores reconhecidos na área de estudos, quantos números são publicados por ano, se é indexada em portais, diretórios e bases de dados (Scielo, Redalyc, Portal de Revistas da USP, Scopus, Web of Science etc), se é de acesso aberto e cobra ou não taxas de publicação.

Adequação da revista é importante. Verifique se a linha editorial da revista é compatível com o tipo de artigo que pretende escrever, qual é o público-alvo e o tempo entre a submissão e publicação do artigo.

Fuja das revistas predatórias.

Ética e boas práticas

Evite enviar o mesmo artigo para duas revistas, porque o recebimento e avaliação de um artigo gera muito trabalho para as revistas. Fazer as pessoas perderem tempo não pega nada bem.

Cuidado para não fazer plágio ou autoplágio. Faça citações com cuidado e não submeta um texto que já foi publicado em outro veículo, mesmo que seja em outra língua, mesmo que você reescreva o mesmo conteúdo em outras palavras.

Obtenha todas as autorizações para publicar conteúdo alheio (imagens, por exemplo).

Métricas

É importante conhecer e acompanhar os rankings de revistas científicas, elaborados a partir de análises de citações de artigos. Não basta publicar, é preciso ser citado. Nos slides cedidos pela palestrante há informações sobre o assunto.

Uma ajuda a mais

Seletores de revistas acadêmicas, para ajudar na escolha:

Journal Guide – https://www.journalguide.com/

Para fugir dos predadores:

Doaj – Directory of Open Access Journals – https://doaj.org/

Lista de revistas predatórias – https://predatoryjournals.com/

Sugestão de leitura:

A pesquisa e a estruturacao do artigo acadêmico em Administração

Dúvidas? Procure as bibliotecárias ou o bibliotecário da ECA, que assistiram à palestra. Paola também se dispõe a conversar com quem precisar de orientação.

Acesse aqui os slides da palestra.

Não percam a próxima palestra dela, na FAU, dia  09/09 das  14h às 16h. Inscrições no link: https://forms.gle/M1qQUcYqv5SXNGez9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: