Organizando seus fichamentos com o Mendeley: parte 2

A preocupação com a documentação de suas fontes deve vir desde o começo de sua graduação e acompanhá-lo de forma contínua, no entanto é preciso pensar também na recuperação desse material, afinal, não adianta juntar um monte de referências e anotações de leitura se você depois não consegue encontrar isso quando precisa. É preciso criar a sua biblioteca de referências e saber encontrar, recuperar isso.

Dois posts atrás nós sugerimos um esquema de organização de seus fichamentos usando o Mendeley para quem está desenvolvendo uma monografia, por isso sugerimos usar o seu sumário-hipótese ou plano de trabalho e criar uma organização de pastas usando a mesma lógica.

Mas, e se você apenas começou sua graduação e o TCC ainda não está no horizonte de suas preocupações? Temos uma sugestão também, inspirada no livro Metodologia do trabalho científico, de Antonio Joaquim Severino, veja o que ele diz:

Cada estudante pode formar seu fichário de documentação temática relacionado ao curso que está seguindo, a partir da estrutura curricular deste. Nesse caso, cada disciplina corresponderia a um setor do fichário e suas partes essenciais determinariam os títulos das fichas, enquanto os conceitos e elementos fundamentais dessas partes corresponderiam aos subtítulos das fichas.
p.72 24.ed.

Adaptando essa sugestão ao Mendeley, criamos uma pasta para o curso de Turismo, e dentro dessa pasta, uma subpasta para cada disciplina do curso. Abaixo, no exemplo, um destaque para a pasta da disciplina Meios de hospedagem

Você pode adicionar todas as referências indicadas e os PDF, quando estiverem disponíveis

Pode adicionar os links para os fichamentos feitos no Google Drive ou Dropbox

Pode marcar os já lidos

Se há algum item que você acha importante ler por conta dessa disciplina, mas não consta da bibliografia oficial, adicione na mesma lista e, se achar necessário, coloque uma tag para diferenciar dos outros itens, por exemplo: adicional, complementar…

Quer saber mais? Precisa de ajuda? Apareça aqui na Biblioteca ou agende por aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: