Capas bonitas, capas famosas

Ok, não temos no acervo livros infantis para selecionar capas bonitas, mas quem disse que livros e revistas para adultos não têm também essa preocupação! Além de bonitas temos capas famosas, que mudaram estruturas enraizadas do design gráfico brasileiro.

Os anos 1960 foram bastante prolíficos em novidades na área. Surgem no período algumas capas que se tornariam famosas, feitas por designers oriundos de áreas como artes plásticas, arquitetura, cenografia. Nomes como Eugênio Hirsch, Carlos Scliar, Glauco Rodrigues, Bea Feitler e vários outros despontam nesse momento.

É a década também em que se intensifica a segmentação do jornalismo brasileiro, com o surgimento de títulos como Realidade, Quatro Rodas, Joia/Desfile, Claudia e outros.

Duas das revistas que surgem nesse momento, Senhor e Realidade, ocupam lugares de honra na história do design gráfico brasileiro.

Elas não são revistas voltadas a públicos especialistas […], tampouco a públicos menos exigentes […]. Antes, pretendem se equilibrar num conhecido fio da navalha da comunicação de massas: conciliar qualidade com sobrevivência comercial.

Enquanto Senhor se apoiava nas artes plásticas, com quase todas as capas trazendo ilustrações, Realidade tinha seu discurso visual apoiado na fotografia.

Nas páginas de Realidade assistimos pela primeira vez em um veículo de massa ao uso sistemático e continuado de imagens fotográficas menos comprometidas com uma representação realista.

Fizemos uma pequena seleção de capas.

Duas excelentes fontes sobre o assunto e nas quais nos baseamos para fazer este post são:
CARDOSO, R. (org.). O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960
MELO, Chico Homem de. (org.) O design gráfico brasileiro: anos 60
ambos da Cosac Naify e disponíveis em nosso acervo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: