Capas e lombadas de dissertações e teses

Capa e lombada são as partes externas de seu trabalho e servem para identificá-lo, ajudam na conservação, podem também chamar a atenção para ele.

Segundo a norma ABNT 14724, que trata da apresentação de trabalhos acadêmicos, a capa é um elemento obrigatório, já a lombada, é opcional. Ou seja, se quiser economizar um pouco, pode encadernar em espiral as cópias impressas para a banca examinadora, mas a cópia que vem para a biblioteca deve ser de capa dura, pois além das vantagens citadas acima, isso facilita a guarda do material nas estantes.

Na capa devem constar na ordem abaixo as seguintes informações:

nome da instituição
nome do autor
título
subtítulo (se houver)
número de volume (se houver mais de um)
local
ano de depósito (da entrega)

Diretrizes para apresentação…, p. 26

Já a lombada deve ser feita de acordo com a norma ABNT 12225, que não versa exclusivamente sobre trabalhos acadêmicos. Deve conter:

nome(s) do(s) autor(es), quando houver
título
elementos alfanuméricos de identificação de volume, fascículo e data
logomarca da editora (da universidade?)

Recomenda-se ainda que se deixe um espaço reservado para a colocação de elementos de identificação “que possibilitem a localização do documento”, por exemplo, na biblioteca.

Lombadas

Como já dito, a cópia impressa de seu trabalho que vem para a biblioteca deve ser de capa dura e a lombada deve ser de acordo com a norma, pois é a lombada que vai servir de identificação do seu trabalho em nossas estantes.

No entanto, uma recomendação presente em alguns programas de pós-graduação aqui da ECA que gera certa ansiedade é a que fala em “capa inteira em percalux”. Percalux é esse papel com efeito meio emborrachado usado muito comumente em capas de teses e dissertações e em livros reparados.

No momento de entrega de seus trabalhos é comum as pessoas ligarem perguntando sobre capa em percalux, ou porque não sabem o que é isso, ou porque gostariam de fazer diferente. Sim, pode fazer diferente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nas Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP tem tudo que você precisa saber sobre capas e lombadas e ainda modelos para facilitar o seu trabalho. Dê uma olhada no item que trata de parte externa a partir da página 25: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/111/95/491-1

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: