Estilo ABNT no Mendeley

Uma boa notícia para quem usa gerenciadores de referências!

A Biblioteca da ECA disponibilizou uma atualização do estilo ABNT para o Mendeley (também funciona no Zotero) de acordo com a norma ABNT NBR 6023 – 2018. Isso significa que já dá para gerar referências com a norma atual, facilmente, nos dois gerenciadores.

Para que tudo funcione, é necessário instalar o estilo, assim:

Vá em View > Citation Style > More Styles:

Em “Get More Styles”, procure por “Universidade de São Paulo – Escola de Comunicações e Artes – ABNT”. Selecione e clique em “Install”

Por último, na aba “Installed”, selecione o estilo e clique em “Use this Style”

Pronto.

Mas é importante ressaltar que há algumas limitações em relação à geração automática de citações.

Por exemplo, no caso de filmes, a norma indica que a entrada é pelo título, mas somente as primeiras palavras em maiúscula. Este é um padrão que não é comum em outras normas e não está previsto nas funcionalidades disponíveis na ferramenta que faz o processamento e que utiliza a especificação CSL.

Além disso, os gerenciadores de referência podem não ter todos os campos necessários para a geração da referência conforme a norma ABNT. Um exemplo disso são as teses, pois falta o campo nome do curso.

Em outros casos, o Mendeley não exibe todos os campos. Para artigos de periódicos (journal article), por exemplo, não aparece o campo cidade, obrigatório para referências em ABNT. Para corrigir esse problema, clique em Tools > Options e selecione o campo:

Também ressaltamos que este estilo pode ser melhorado, então caso encontrem algum erro ou oportunidade de melhoria, informem para a gente pelo e-mail: ecabiblioteca@usp.br.

A Biblioteca da ECA realiza treinamentos agendados para Normalização e Mendeley. Agende pelo site da biblioteca.

10 Responses to Estilo ABNT no Mendeley

  1. Anônimo disse:

    Olá. Seria possível adicionar itálico automaticamente a alguns termos da referência e da citação (e.g. “et al.”), por favor?

    Curtir

  2. Anônimo disse:

    Olá, qual estilo de citação é aquele que permite apenas mudar para o formato numérico no texto.

    Curtir

    • Desculpe, não entendemos sua pergunta. Você pode tentar reformular, por favor?

      Curtir

      • Se eu usar o formato “Universidade de São Paulo – Escola de Comunicações e Artes – ABNT” o formato aparecerá como no exemplo 1 (nome do autor e ano no texto), mas se eu precisar que esteja em formato numérico como como sobrescrito, entre parênteses ou entre colchetes dentro do texto (opção 2), que estilo de citação devo usar?

        Exemplo 1:

        corpo do texto (CAMPBELL, 1994)

        Refêrencias:

        CAMPBELL, C. T. Charles T. Micro- and macro-kinetics: Their relationship in heterogeneous catalysis. Topics in Catalysis, Berlin, v. 1, n. 3–4, p. 353–366, 1994. DOI: 10.1007/BF01492288.

        Exemplo 2:

        corpo do texto^1
        corpo do texto(1)
        corpo do texto[1]

        1 CAMPBELL, C. T. Charles T. Micro- and macro-kinetics: Their relationship in heterogeneous catalysis. Topics in Catalysis, Berlin, v. 1, n. 3–4, p. 353–366, 1994. DOI: 10.1007/BF01492288.

        Curtir

      • Enrique, não temos atualmente um estilo que use a formação em números para a ABNT.

        Curtir

  3. Eduardo disse:

    Olá. Como faço a citação de um livro cuja autoria é uma instituição? Exemplo: se coloco como autor Organização Mundial da Saúde, o estilo ABNT cita como “Saúde, O.”

    Curtir

    • Marina Macambyra disse:

      Se o autor do livro é uma instituição, a entrada da referência será pelo nome da instituição, todo em maiúsculas. Por exemplo: ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. A citação no texto segue a entrada da referência, ou seja (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, data).

      Curtir

  4. Nayara disse:

    Olá, nessa atualização de vocês existe alguma forma de incluir o número de folhas que é obrigatório em trabalhos acadêmicos como teses e dissertações?

    E vocês tem alguma versão da forma abreviada dos autores?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: