Estilo ABNT no Mendeley

Uma boa notícia para quem usa gerenciadores de referências!

A Biblioteca da ECA disponibilizou uma atualização do estilo ABNT para o Mendeley (também funciona no Zotero) de acordo com a norma ABNT NBR 6023 – 2018. Isso significa que já dá para gerar referências com a norma atual, facilmente, nos dois gerenciadores.

Para que tudo funcione, é necessário instalar o estilo, assim:

Vá em View > Citation Style > More Styles:

Em “Get More Styles”, procure por “Universidade de São Paulo – Escola de Comunicações e Artes – ABNT”. Selecione e clique em “Install”

Por último, na aba “Installed”, selecione o estilo e clique em “Use this Style”

Pronto.

Mas é importante ressaltar que há algumas limitações em relação à geração automática de citações.

Por exemplo, no caso de filmes, a norma indica que a entrada é pelo título, mas somente as primeiras palavras em maiúscula. Este é um padrão que não é comum em outras normas e não está previsto nas funcionalidades disponíveis na ferramenta que faz o processamento e que utiliza a especificação CSL.

Além disso, os gerenciadores de referência podem não ter todos os campos necessários para a geração da referência conforme a norma ABNT. Um exemplo disso são as teses, pois falta o campo nome do curso.

Em outros casos, o Mendeley não exibe todos os campos. Para artigos de periódicos (journal article), por exemplo, não aparece o campo cidade, obrigatório para referências em ABNT. Para corrigir esse problema, clique em Tools > Options e selecione o campo:

Também ressaltamos que este estilo pode ser melhorado, então caso encontrem algum erro ou oportunidade de melhoria, informem para a gente pelo e-mail: ecabiblioteca@usp.br.

A Biblioteca da ECA realiza treinamentos agendados para Normalização e Mendeley. Agende pelo site da biblioteca.

4 Responses to Estilo ABNT no Mendeley

  1. Eduardo disse:

    Olá. Como faço a citação de um livro cuja autoria é uma instituição? Exemplo: se coloco como autor Organização Mundial da Saúde, o estilo ABNT cita como “Saúde, O.”

    Curtir

    • Marina Macambyra disse:

      Se o autor do livro é uma instituição, a entrada da referência será pelo nome da instituição, todo em maiúsculas. Por exemplo: ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. A citação no texto segue a entrada da referência, ou seja (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, data).

      Curtir

  2. Nayara disse:

    Olá, nessa atualização de vocês existe alguma forma de incluir o número de folhas que é obrigatório em trabalhos acadêmicos como teses e dissertações?

    E vocês tem alguma versão da forma abreviada dos autores?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: