Fontes de informação em música

Além dos acervos físicos de livros, revistas, partituras e gravações da Biblioteca da ECA e outras bibliotecas da USP,  o estudante e o pesquisador da área de música conta com diversas fontes de informação disponíveis online, assinadas pela USP e pela CAPES. As principais são:


Oxford Music Online (inclui Grove Music Online, Oxford Companion to Music e Oxford Dictionary of Music):  Informações de caráter enciclopédico.
Classical Music Library: gravações de música para ouvir online.
Classical Scores Library: partituras de música para baixar.
RILM Abstracts of Music Literature (EBSCO): artigos de periódicos acadêmicos, a partir de 1967
RIPM – Retrospective Index to Music Periodicals (EBSCO): artigos de periódicos acadêmicos, de 1800 a 1950 (aproximadamente)

Além dessas fontes especializadas, temos bases de dados multidisciplinares que também indexam revistas de música, como: JStor
Scopus, Academic Search Premier e Muse.

foto de Machrouh Med Sami – Flickr


Todas essas fontes de informação estão disponíveis no portal da Agência USP DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO ACADÊMICA (AGUIA) – antigo SIBi, neste link: http://www.aguia.usp.br/bases-dados/

Como são conteúdos de acesso restrito, assinados pela USP e CAPES, para acessá-los de fora da USP é necessário estar conectado ao VPN (Virtual Private Network) da USP. As instruções para instalação do programa estão aqui:
http://www3.eca.usp.br/biblioteca/servicos/uspsemfio

Como usar?

Os produtos da Oxford Music Online e as bases Classical Music Library e Classical Scores Library são bastante intuitivos e fáceis de usar. Em geral, dispensam explicações. Neste post aqui do Blog demos algumas dicas sobre o portal da Oxford:
https://bibliotecadaeca.wordpress.com/2013/04/29/oxford-music-online/

Já as bases de dados de artigos de periódicos são um pouco mais complexas, sobretudo porque oferecem muitas ferramentas para melhorar a qualidade da pesquisa, como: busca avançada em campos específicos, serviços de alerta, pastas virtuais para armazenar referências, possibilidade de exportar para gerenciadores de referências, tesauros ou listas de assuntos usados na base, elaboração automática de referências, localização de artigos por semelhança etc.


RILM e RIPM (EBSCO)

Para ajudar na utilização das bases de dados da EBSCO fizemos um tutorial simples mostrando as várias telas e recursos da base Art Full Text, muito semelhante às duas bases de música (RILM e RIPM) e à base Academic Search Premier, multidisciplinar. Embora os recursos disponíveis possam diferir um pouco de base para base, como são da mesma plataforma, o tutorial vale para todas.

Art Full Text (e outras bases da EBSCO)

Uma explicação adicional importante: as bases RILM e RIPM trazem links para o texto completo dos artigos, mas não para todos. Será necessário, eventualmente, necessário buscar o pdf em outras fontes. Observem a diferença nas imagens abaixo.

Artigo com link para o texto em pdf. Basta clicar e fazer o download.

Já neste outro caso, a base não traz o link para o pdf do artigo:

O que fazemos? Procuramos a revista Early Music na lista de revistas eletrônicas assinadas pela USP, que vai nos remeter a outras fontes nas quais podemos acessar o artigo.

 

Entretanto, é bom lembrar que nem todas as revistas indexadas nessas bases são assinadas pela USP e pela CAPES. É possível que nossas buscas conduzam a referências de artigos que não vamos conseguir acessar. Se isso acontecer, entrem em contato com a Biblioteca da ECA pelo e-mail ecabiblioteca@usp.br, para verificarmos se podemos fazer alguma coisa. Além disso, muitas revistas ainda estão disponíveis apenas em papel, no acervo físico das bibliotecas. Pesquisa requer muita paciência!

Muse e JSTOR

Já fizemos posts sobre essas duas bases, que são bastante simples de usar e têm interfaces amigáveis.

https://bibliotecadaeca.wordpress.com/2016/10/31/project-muse/

https://bibliotecadaeca.wordpress.com/2015/09/28/jstor/

Sobre a base Scopus, uma das multidisciplinares mais completas, estamos preparando um tutorial que divulgaremos em breve.

 

Busca Integrada da USP e Portal de Periódicos da CAPES

Esses dois portais permitem a busca simultânea em diversas fontes de informação. São ótimos para uma exploração inicial do tema da pesquisa, porque ajudam a encontrar as fontes mais interessantes. São muito fáceis de usar e bastante semelhantes entre si, pois utilizam o mesmo software. A desvantagem é que oferecem menos recursos para refinar as buscas. 

Ambos podem ser acessados remotamente sem conexão VPN, mas o conteúdo das revistas pagas não estará disponível.


https://www.periodicos.capes.gov.br/

http://buscaintegrada.usp.br/

 

Dúvidas? Curiosidades? Comente aqui ou mande mensagem para ecabiblioteca@usp.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: