Cuidados com os livros na pandemia

Quando nossas bibliotecas reabrirem, sabemos que muita coisa vai precisar mudar. A preocupação fundamental será continuar prestando serviços sem colocar em risco a saúde dos usuários e da equipe. E evitar a propagação do corona vírus.

Por enquanto, continuamos trabalhando em nossas casas e estudando as medidas que serão implantadas. Bibliotecas do mundo todo estão empenhadas nisso, neste momento.

Mas, e as pessoas que têm contato com livros em suas atividades normais e temem que, em algum momento, seus livros possam ter sido expostos ao contágio? Quem comprou livros físicos pela internet? Quem precisou sair de casa para trabalhar e levou livros ou documentos?

foto: Pixabay

Por enquanto, a recomendação dos especialistas é a quarentena. Um grupo de bibliotecários da USP preparou documento com diretrizes para o funcionamento futuro das bibliotecas. Ainda não é um documento oficial, portanto não vamos divulgá-lo na íntegra, mas a recomendação para livros devolvidos é a quarentena de 5 a 14 dias, considerada o método mais eficiente. Ou seja, se você comprou livros ou tem receio de ter exposto seus livros ao contágio, deixe-os quietinhos num canto da casa por 14 dias. Se for possível, mantenha os coitadinhos num local onde as pessoas não circulem muito.

O Arquivo Geral da USP divulgou para os funcionários que manipulam documentos em papel um alerta recomendando não tocar nos olhos, nariz e boca enquanto manuseiam documentos e lavar as mãos frequentemente com água e sabão. 

Para saber mais sobre o assunto, vejam o que dizem os especialistas:

Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and their inactivation with biocidal agents

How to sanitize collections in a pandemic

Pandemic preparedness

COVID-19 y el sector bibliotecário global

IFLA – COVID and the global library field

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: