Como escrever um artigo acadêmico

Foto: Kiran Foster, Flickr

Dias atrás divulgamos em nossas redes sociais dois cursos gratuitos oferecidos por uma editora acadêmica, um deles tratava de como escrever um artigo acadêmico. De lá tiramos as dicas aqui presentes sobre o processo de escrita de um trabalho acadêmico.

Uma primeira observação que é importante entender: o trabalho de escrita de seu artigo começa ainda na  fase da pesquisa e leitura de suas referências. Enquanto estiver lendo outros artigos preste atenção em como a informação está sendo apresentada, a estrutura do artigo e pergunte-se:

O artigo foi claro em me fazer entender o conteúdo?
Título e resumo estão escritos de maneira clara a atraente?
Qual a hipótese principal? Foi claramente exposta?
O autor foi claro sobre por que o estudo é importante?
Ao final da leitura, você ainda tem dúvidas sobre o que o autor pesquisou?

Perguntas como essas ajudam a ficar atento aos aspectos que serão importantes na escrita de seu artigo, e claro, ajudam a ler melhor.

Ainda durante a pesquisa, faça anotações de leitura, anote todas as referências e todas as contribuições para elaboração do artigo (se estiver trabalhando em grupo é obrigatório), documente todo o processo, inclusive eventos imprevistos, não caia na tentação de achar que vai se lembrar de tudo que aconteceu, principalmente detalhes que podem ser importantes depois.

Escolher um periódico ou criar uma lista pequena de títulos para os quais enviar ajuda a ter uma ideia de como estruturar o artigo e se preocupar com requisitos de envio, já que alguns periódicos podem oferecer guias de estilos e estruturação para artigos.

Quando estiver escrevendo seu primeiro rascunho não se preocupe em deixar as coisas perfeitas, nesse momento é mais importante avançar do que se preocupar com estilo e correção gramatical, tudo isso pode ser corrigido depois.

Comece escrevendo as ideias iniciais de sua introdução, isso ajuda a entender o que você está pesquisando e por quê.
Depois rascunhe a seção sobre o método.
Em seguida, fale dos resultados em relação a sua pergunta da pesquisa.
Parta então para a desenvolvimento de seu trabalho.
Uma vez tendo toda a estrutura e narrativa de seu trabalho prontas, crie resumo e título.

Terminada essa parte, vá aprimorando cada seção do trabalho, veja se cada frase tem relação com o seu objetivo e responde a sua questão.
Veja em seu texto o que é importante, o que é interessante e o que é desnecessário, você pode inclusive destacar isso com cores diferentes se ajudar na edição.

Quando chegar a um ponto em que estiver satisfeito com o resultado, peça feedback a colegas sobre o trabalho ou sobre um ponto específico. Ou se preferir, não peça feedback, peça conselhos:
https://hbr.org/2019/09/why-asking-for-advice-is-more-effective-than-asking-for-feedback

Na verdade é importante discutir o trabalho e pedir feedback em qualquer etapa do trabalho.

Depois de recebido feedback, você está pronto para começar o processo de submissão, mas isso fica para um próximo texto. Ainda dá pra fazer o curso, que fica disponível até o final deste mês.

Nesta página juntamos alguns materiais sobre o assunto.

Dúvidas? Precisa de ajuda? Fale com a gente.

2 Responses to Como escrever um artigo acadêmico

  1. Justine Alves disse:

    Bom dia. Dicas importantes. Gostaria de obter informações sobre como discorrer sobre a problematização num trabalho acadêmico? Em qual sentido difere do problema?
    Obrigada
    Justine

    Curtir

    • Marina Macambyra disse:

      Oi Justine, sugiro que leia a obra Como se faz uma tese em Ciências Humanas, escrita pelo Umberto Eco. Acho que irá auxiliá-la a compreender a delimitação do problema de pesquisa e também sobre a discussão teórica.Outra obra que pode ser interessante para você é “Metodologia do trabalho científico, do Antonio Joaquim Severino.
      Em nosso site há conteúdos sobre o processo de pesquisa que talvez lhe interessem http://www3.eca.usp.br/biblioteca/guias-e-manuais.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: