Como submeter um artigo para publicação

Em áreas como as nossas, artes e comunicação, há várias formas de fazer sua contribuição ao avanço do conhecimento científico, a publicação de um artigo acadêmico é uma delas. Publicar numa revista bem avaliada em sua área contribui para carreira, dá visibilidade a seu trabalho e perfil acadêmico e conta também a favor do departamento ou universidade.

É uma forma de tornar público o resultado da pesquisa, algo importante, principalmente no contexto brasileiro, em que boa parte das instituições de pesquisa são públicas. E como o artigo normalmente passa por um processo de avaliação por pares antes de ser publicado, sua pesquisa passou por um processo de validação, passa fazer parte do que há de consensual em sua área. Enfim, razões para publicar o resultado de sua pesquisa num artigo não faltam.

Mas para qual revista enviar seu trabalho? Um bom começo para responder a essa pergunta é a Plataforma Sucupira. Nessa plataforma é possível buscar revistas nacionais por área e ter uma ideia da qualidade da revista através do Qualis, que oferece uma avaliação de qualidade de periódicos científicos. Lembre-se que quanto mais alta a classificação da revista atribuída por essas métricas (Qualis, Fator de Impacto etc.) maiores serão os números de artigos rejeitados. Mais informações sobre Escolha de periódicos para publicar.

Selecionados alguns títulos, procure nos sites dessas revistas informações sobre escopo e condições de submissão (que às vezes podem vir como diretrizes/instruções para os autores), a quem a revista busca atingir, acesso aberto ou não. Isso é bastante importante para não correr o risco de ter seu artigo recusado por não cumprir exigências do periódico e também para você não perder seu tempo, por exemplo, a nossa revista Matrizes diz:

A titulação mínima para envio de originais é a de doutorando. Serão avaliados trabalhos assinados por doutores, em autoria única ou em coautoria com doutorandos.

Ou para não enviar a uma revista cujo objeto de interesse é a comunicação, um texto de outra área, veja de novo o que diz a Matrizes:

Acolhe trabalhos teóricos, experiências de análise e formulações conceituais sobre processos comunicativos, meios, mediações e emergências das interações na sociedade contemporânea de informação generalizada.

Também veja com atenção questões relacionadas a formatação e apresentação de seu artigo: fontes, espaçamento, limite de páginas, quantidade de caracteres do resumo, normas indicadas para referências, por exemplo, a Matrizes indica o uso da APA e não ABNT.

Passada essa etapa de se inteirar sobre o periódico, é hora de se cadastrar no sistema de submissão de trabalhos. Essa etapa é facilitada porque muitos periódicos usam o mesmo sistema de gerenciamento Open Journal System (OJS), ou seja, é grande a chance de que num novo envio de artigo, você já esteja familiarizado com o sistema.

Depois de enviado começa o processo de avaliação de seu artigo, o primeiro filtro será do editorial, “para avaliar a pertinência da submissão, quanto ao escopo e às normas da revista.” Só depois disso vai para o processo de avaliação pelos pares. Este processo pode demorar um tempo para se concluir, a Sala Preta, revista da área de artes cênicas, diz que “Todo o processo desde a submissão até a publicação dura no máximo 6 meses.”

Há ainda algumas obrigações éticas sobre as quais se preocupar, que vão aparecer durante o processo:

Plágio. Muito cuidado com suas referências, é muito grave usar ideias e trabalhos de outras pessoas sem informar isso.
Submissão para mais de uma revista ao mesmo tempo

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao editor”.

Manipulação de imagens
Resultados de pesquisa não divulgados
Autocitação excessiva, que pode ser vista como uma forma de buscar impactar índices de citação.
Conflito de interesse, por exemplo, sua pesquisa foi patrocinada por uma empresa que você está analisando

Mais sobre questões éticas:
http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf
e aqui https://publicationethics.org/

Outras informações normalmente solicitadas quando da submissão: ORCID, identificador único e persistente de autor; informação sobre financiamento e agências de fomento; direitos autorais, a revista normalmente informa o tipo de licença, mas pode ser que você precise considerar financiadores, instituição e coautores, se houver.

O Creative Commons tem mais informações sobre licenças: https://creativecommons.org/licenses/

É isso, leia bastante, escreva todo dia e boa sorte.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: