Acesso aos TCCs

Todos os TCCs que a Biblioteca recebe dos Departamentos são cadastrados no Dédalus. Pode demorar um pouco, porque às vezes os Departamentos demoram para enviar e a Biblioteca também precisa de um tempo para fazer o cadastramento, mas os trabalhos vão para o Dédalus. 

Os mais antigos, até mais ou menos 2005, não estão digitalizados e só podem ser consultados no acervo físico da Biblioteca. A partir do momento em que começamos a receber os trabalhos em pdf, os textos ficam disponíveis no Dédalus. É só clicar no link e abrir, como mostra a imagem abaixo.

 

Por que alguns trabalhos só podem ser abertos nos computadores da Biblioteca da ECA?

Nesses casos, o autor não inseriu no trabalho o termo de autorização necessário para que a gente divulgue amplamente pela Web. Sabemos que os alunos não autorizam porque não sabem que é necessário, mas, formalmente, não podemos postar o texto para o mundo. 

Mas e agora, com a Biblioteca fechada? 

Há uma parte desse acervo que a gente consegue acessar e enviar o arquivo, para uso pessoal dos interessados e com o compromisso de não divulgar por aí. Temos certeza de que os autores não vão se incomodar. Peçam por e-mail e veremos se dá para enviar.

E os autores que desejarem liberar seus trabalhos podem nos enviar um e-mail com a seguinte frase:

Autorizo a reprodução e divulgação total ou parcial deste trabalho, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte.

Não dá mesmo para liberar tudo?

A Biblioteca não pode simplesmente fazer isso, mas vamos tentar obter autorização de outras instâncias da ECA. Se for autorizado e pudermos resolver as questões técnicas remotamente, sem arriscar a saúde de nenhum funcionário, será feito. Aguardemos.

E quem ainda não entregou, como deve fazer?

Temos um formulário online que gera a ficha catalográfica do trabalho, já com o termo de autorização. É só acessar o formulário e preencher, a ficha é gerada automaticamente, na hora. Se errou, se faltou alguma informação, pode gerar a ficha novamente sem problemas.

http://www3.eca.usp.br/biblioteca/formularios/solicitacao.ficha.catalografica

O procedimento para envio dos TCCs à Biblioteca  mudou. Agora os trabalhos devem ter recomendação da banca, referendada pelo Comissão de Graduação da ECA para integrarem o acervo, e serão cadastrados na Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos (BDTA). Se o aluno não quiser ter seu trabalho divulgado, precisa fazer uma solicitação formal à Comissão de Graduação.

Resolução CoCEx-CoG Nº 7497, de 09 de abril de 2018 –  Artigo 2º – Os alunos que tiverem interesse em resguardar patentes, direitos autorais, dados confidenciais ou outros direitos relativos aos seus trabalhos poderão solicitar à Comissão de Graduação ou à Comissão de Cultura e Extensão Universitária ou órgão equivalente, mediante requerimento justificado, a não disponibilização de seu trabalho na BDTA da USP.

Observem que essas normas todas não são da Biblioteca. Nosso interesse é a divulgação dos trabalhos, mas também precisamos obedecer às determinações da Universidade e à legislação vigente. 

E não se esqueçam

Temos uma página especialmente dedicada à emocionante tarefa da NORMALIZAÇÃO de trabalhos. Dicas, manuais e até um modelo de formatação de TCC estão disponíveis. Não se esqueçam de consultar! Se as dúvidas persistirem após a consulta, peçam ajuda à bibliotecária ou aos bibliotecários. É só mandar um e-mail, a gente responde.

http://www3.eca.usp.br/biblioteca/servi%C3%A7os/normalizacao

Outros posts sobre o assunto TCC:

Como pesquisar TCCs no Dédalus

Tudo sobre o seu TCC

Um modelo de TCC

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: