Como acompanhar chamadas de artigos

Já dissemos antes aqui que o ideal é escolher um periódico para o qual enviar seu artigo ainda no momento da escrita do seu texto, pois isso facilita que você atenda os critérios da publicação. 

No entanto, às vezes você sente necessidade de acompanhar as chamadas de submissão de artigos para várias revistas. 

Se por um lado a internet trouxe muita facilidade para o processo de acompanhar as chamadas de artigos, por outro lado trouxe uma complicação, o número de periódicos cresceu demais, nem todas são publicações sérias, tornou-se impossível acompanhar tudo, por isso vamos apresentar aqui algumas maneiras de acompanhar as chamadas para submissão de artigos. 

A maneira mais óbvia e que dispensa comentários, é usar o Google ou outro buscador, seja fazendo uma busca ou criando um alerta. Os alertas criados monitoram a web e enviam o resultado diariamente ou semanalmente para seu e-mail

Alerta recebido para “chamada artigos jornalismo”

Outra maneira, talvez mais interessante, é descobrir se na sua área de pesquisa há blogs, grupos em redes sociais ou listas de discussão criadas para esse fim. Por exemplo, no Facebook existe o grupo Chamada para publicação em revistas acadêmicas, “destinado à divulgação de chamadas para a publicação em revistas acadêmicas.”

Na área de Ciência da Informação um blog que cumpre esse papel é o De Olho na CI. Você pode assinar o RSS e receber as atualizações desse tipo de serviço ou assinar o RSS de periódicos de sua escolha. Preste atenção onde são publicados os artigos que normalmente você lê e comece assinado as atualizações dessas publicações usando um agregador de notícias. Use também redes sociais como o Twitter e outras para acompanhar os perfis dos periódicos e de outros pesquisadores. Não sabe que revistas assinar? A Scielo tem listas de revistas de qualidade classificadas por áreas. É possível conseguir listas parecidas em outros serviços como Plataforma Sucupira, Doaj etc.

Grandes editoras às vezes oferecem serviços com esse fim. Aqui títulos na área de turismo e hospitalidade com chamadas abertas na Emerald. Nesses casos, procure por Call for papers e o nome da editora, às vezes faz-se necessário acrescentar na expressão de busca, a área de interesse, em inglês.

Lembramos, também, que hoje muitas revistas já estão adotando o sistema de publicação contínua. 

Por último, mas bem interessante, a Plataforma9 permite acompanhar não só chamadas de artigos, mas traz também informação sobre financiamento, congressos etc., de países lusófonos. Dá pra assinar o RSS ou receber boletim por e-mail. 

Conhece algum serviço do tipo? Indique abaixo nos comentários.

One Response to Como acompanhar chamadas de artigos

  1. Izabel Lima disse:

    Excelentes dicas!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: