Lab.PRESENÇA: um canal de divulgação científica e de arte

Carolina Berger é autora da tese “O princípio das modalidades de presença poética : da performatividade à formação da mente corporificada no audiovisual”, defendida na ECA em 2016 e disponível online neste link: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-22092016-144544/pt-br.php.

A pesquisadora tem um canal de divulgação científica e de arte, o Lab.PRESENÇA: Laboratório de experiências do agora,  que ela explica da seguinte forma :

É a criação de uma alquimia entre corpo e tecnologia a partir de conhecimentos da arte e da ciência para pensar em como agir com presença, expressividade e consciência, na era da revolução digital. Lab.PRESENÇA tem a expressão e a consciência corporal como eixos para percorrer uma arqueologia da presença com ferramentas técnicas. Entre teoria, técnica e prática, diferentes aspectos de nossas experiências de presença são colocados à prova. Apresentado e idealizado pela artista e pesquisadora Dra. Carolina Berger, o lab é resultado de anos de pesquisa e criação de técnicas de diferentes campos das artes do corpo (dança, artes da performance e teatro) e do movimento (audiovisual e novas mídias) (Texto de apresentação do canal).

Preocupada com a forma pela qual nossa atenção é dividida pela enorme quantidade de janelas de informação com as quais convivemos cada vez mais nos ambientes online, que “afetam nossa estabilidade mental e nossa relação com a corporalidade”, Carolina questiona os motivos de estarmos afastados de “pensamentos e experiências mais profundos”.

O LabPresença nos convida a descobrir formas de “recuperar nosso corpo e nossa sensibilidade”. Uma discussão oportuna nesse momento em que a pandemia ao mesmo tempo nos isolou e intensificou nosso uso das tecnologias de comunicação e vivências no mundo online.

Para saber mais sobre esse trabalho, veja:

O paradoxo da presença

 

Se você, que defendeu sua tese ou dissertação na ECA, quer fazer uma divulgação aqui no Blog da Biblioteca da ECA e em nossos perfis nas redes sociais, entre em contato conosco pelo e-mail ecabiblioteca@usp.br ou por este formulário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: