Preciso dominar as normas da ABNT? Spoiler: não!

Normalizar, normatizar, padronizar, uniformizar… chato, não é? Mas necessário. 

A normalização bibliográfica é importante porque entre outras coisas facilita a troca e busca de informações, e se relaciona com questões caras ao universo da pesquisa acadêmica como plágio, comunicação científica, direitos autorais. O objetivo é também poupar o tempo do leitor, já que facilita a identificação e localização mais facilmente de suas referências.

No Brasil a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o “Foro Nacional de Normalização”, entidade privada que elabora as Normas Brasileiras (NBR), que podem ser sobre como fazer um machado ou apontando quais indicadores uma cidade precisa ter para ser uma cidade inteligente.

Aqui na nossa seara interessam as normas bibliográficas, aquelas sob a etiqueta “informação e documentação”, que são várias. Há normas sobre elaboração de referências, citações, sumário, índice, como fazer relatório técnico, resumo, lombada, como numerar as seções de seu trabalho…

Você pode estar pensando que precisa dominar essas normas ou eventualmente ser cobrado nesse sentido, mas não precisa. 

Primeiro porque você sempre pode perguntar na sua biblioteca quando a dúvida surgir, por e-mail ou redes sociais. Muitas bibliotecas universitárias estão preparadas para dar suporte e orientação sobre normalização. Aqui na Biblioteca da ECA preparamos alguns materiais a respeito.

Além de perguntar na biblioteca, você precisa sim saber onde encontrar essas normas e como consultá-las. A USP assina o Portal GEDWeb que dá acesso a normas da ABNT e de outros órgãos reguladores. Busque por “informação documentação”, como na imagem.

Vai recuperar todas as que são de interesse para a estrutura de seu trabalho. São algumas, como já falamos.

Para não ter que consultar tantos documentos a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) oferece as Diretrizes para Apresentação de Dissertações e Teses da USP, que reúne as normas da ABNT para informação e documentação e há versões também nas normas APA, ISO e Vancouver. As Diretrizes juntam todas as normas num único documento eletrônico, permitindo assim a busca dentro do próprio documento. 

Outro motivo do porquê não precisa dominar as normas da ABNT, é que elas só são usadas no Brasil. É muito comum que revistas A1 não usem essa norma, a nossa Matrizes, revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, recomenda o uso da APA.

É isso, pergunte na sua biblioteca e consulte a norma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: