E-books

editado em 17.12.2020

Com as bibliotecas fechadas por tanto tempo, uma das grandes questões é: e os e-books?

Quem precisa de livros pergunta se a Biblioteca da ECA  não tem uma versão digital do material desejado, se não temos acervo de e-books, se não vamos comprar e-books etc. Vamos tentar responder.

foto: Tina Franklin (Flickr)

A questão, na verdade, é mais complicada do que parece. A USP tem, sim, acervo de e-books, e vamos falar mais sobre isso  neste post. Mas a compra de e-books não se faz da mesma forma que a dos livros impressos, porque o uso deles é diferente. Logo, a forma de comercialização e divulgação também muda. Os e-books são vendidos para uso individual. Não podemos simplesmente comprar um e deixar disponível para todos os interessados, como sempre fizemos com os livros impressos. Para saber mais sobre o assunto, leiam  este artigo de Liliana Giusti Serra e José Eduardo Santarém Segundo. 

A compra de e-books na USP tem sido feita por assinatura de pacotes, cujo conteúdo é oferecido em plataformas desenvolvidas pelos fornecedores. Já temos coleções de editoras como Cambridge University Press, MacGraw Hill, Wiley e outras, que podem ser localizados pelo Portal de Busca Integrada. Pelo link específico “Livros Eletrônicos – E-books“, é possível localizar livros de uma determinada editora ou fornecedor, buscando por autor ou palavras do título. Essa ferramenta também localiza materiais de acesso livre, disponíveis em diversas fontes. A parte chata é que, embora haja material para diversas áreas do conhecimento, o acervo de humanidades não é muito expressivo. 

Recentemente, a USP assinou a plataforma Minha Biblioteca.  O serviço está sendo divulgado como se fosse exclusivo para as áreas de Medicina e Saúde, mas encontramos vários títulos interessantes para humanidades: cultura, comunicação, educação, antropologia, administração, metodologia da pesquisa, escrita científica etc. Vale a pena vasculhar um pouco. Apenas para leitura online, não dá para baixar. Para mais informações, vejam este vídeo.

A Agência USP para Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) está providenciando assinatura de outros serviços de conteúdo mais adequado para a área de humanidades. Um dos serviços cuja assinatura está em processo é a Biblioteca Virtual da Pearson, mas ainda estamos aguardando confirmação. Enviamos uma lista de títulos que seriam importantes para nossa Biblioteca, que inclui: itens solicitados recentemente pelos professores; os 100 livros mais emprestados no último ano; livros que já foram solicitados em outras ocasiões mas não foram adquiridos. Esperamos que seja possível localizar no mercado de e-books pelo menos parte dessa lista. Cruzemos os dedos!

[edit: foi assinada a Biblioteca Virtual da Pearson. Leiam mais neste post]

Além disso, não podemos esquecer do Portal de Livros Abertos da USP, que reúne livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto por docentes e funcionários técnico-administrativos da USP. Um belíssimo serviço prestado pela Universidade à população. 

Por último, mas não menos importante, esta lista de e-books gratuitos de editoras universitárias brasileiras, elaborada pela Biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina,  em colaboração com o pessoal do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A lista está sendo constantemente atualizada. Acompanhem!

Não se esqueçam que, para acessar os serviços pagos, é necessário estar conectado à rede VPN da USP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: