Revisão por pares aberta e reconhecida

A revisão por pares é fruto um esforço das publicações acadêmicas e pesquisadores de balizar o conteúdo de artigos, certificando e aumentando o valor de artigos e periódicos que usam dessa ferramenta. Não foi sempre assim, quer dizer, a revisão por pares não nasceu exatamente com esse propósito, em suas origens estava a preocupação em aumentar a visibilidade da ciência.

Críticas ao modelo sempre existiram, e algumas das mais recorrentes dizem respeito aos vieses que o processo possibilita, seja usando método simples cego ou duplo cego de revisão; outra crítica que tem ganhado importância diz respeito ao tempo demandado dos pesquisadores pareceristas para um trabalho cada vez mais comum e pelo qual não se recebe nada em troca. 

Para lidar com essas questões e no contexto da ciência aberta, têm surgido alternativas. Uma dessas alternativas é a revisão por pares aberta, que defende que autores e revisores tenham conhecimento um do outro, mas não só, defende também que pareceres possam se tornar públicos, atribuindo assim créditos aos pareceristas. E aqui entram em cena serviços como o Publons, plataforma que busca dar visibilidade à revisão por pares e crédito aos avaliadores. 

Publons é uma plataforma para o registro da atividade de revisão. Se você é editor, revisor ou membro do corpo editorial de um periódico pode cadastrar nesse serviço suas contribuições, que podem ficar públicas ou não, dependendo também da política editorial da revista. Na opinião dos criadores da plataforma, a revisão por pares é um serviço que confere credibilidade aos pareceristas. Ter sido convidado para revisar artigos significa que se é reconhecido como especialista na área, portanto é algo a ser registrado.

O Scielo já oferece aos editores de sua coleção os serviços da plataforma Publons “para ajudar a encontrar, filtrar e se conectar com os pareceristas mais pertinentes ao assunto dos manuscritos”, permitindo que recebam o devido crédito pela avaliações feitas.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: