Nosso acervo na Cinemateca Brasileira

A crise sem precedentes enfrentada pela Cinemateca Brasileira, uma das instituições de memória mais importantes do país, assusta qualquer cidadão preocupado com a cultura e o cinema brasileiro.  Na Escola de Comunicações e Artes da USP, que sempre teve relações estreitas com a Cinemateca, temos um motivo adicional para preocupações, como lembrou o professor Eduardo Morettin durante o ECA DEBATE: Cinemateca Brasileira: memória e produção audiovisual em risco: quase todo nosso acervo de filmes está depositado na Cinemateca Brasileira.

Os filmes produzidos pelos alunos do curso de Cinema (hoje Audiovisual) da ECA sempre foram guardados por nós, da Biblioteca, que cuidávamos da catalogação, conservação e divulgação desse acervo. Na Biblioteca, entretanto, nunca foi possível criar um estrutura que garantisse a preservação do material. Esse é um trabalho para uma instituição especializada, um arquivo como a Cinemateca Brasileira, que tem (ou tinha) condições de manter os filmes nas condições ideias de temperatura e umidade relativa do ar – além de outros cuidados. Sempre cuidamos de forma responsável desse acervo, que era mantido em sala com controle de temperatura e umidade, mas sabíamos que não conseguiríamos atingir os mesmos padrões da Cinemateca.

Por esse motivo, o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA – CTR decidiu encaminhar para a Cinemateca todo o acervo, que inclui cópias de filmes produzidos desde 1968. Só foram mantidos na Biblioteca da ECA os filmes mais recentes, que ainda estavam circulando bastante em festivais brasileiros e internacionais. A ideia inicial era fazer remessas anuais, mantendo sempre na ECA apenas os filmes produzidos nos últimos 5 anos, mas o projeto foi interrompido por volta de 2013, quando a Cinemateca começou a enfrentar sérios problemas.

São aproximadamente 150 filmes, entre os quais se encontram:  As três mortes de Solano, dirigido por Roberto Santos, o único longa-metragem produzido pela ECA; Um clássico, dois em casa, nenhum jogo fora, o mais antigo do acervo, pioneiro por abordar temática LGBT;  curtas dirigidos por cineastas como Aloysio Raulino, Susana Amaral, Chico Botelho, Wilson de Barros, Sérgio Bianchi, Maurice Capovilla, Regina Rheda, Jeferson Dê, Paulo Sacramento, Ana Muylaert, Juliana Rojas, Marco Dutra, entre outros, quando estudantes.

Alguns desses filmes estão disponíveis em vídeo ou DVD em nosso acervo, outros podem ser encontrados na internet, mas a maioria tem apenas o negativo e uma única cópia em película, ambos guardados pela Cinemateca. Continuam sendo patrimônio da ECA, pois foram depositados, não doados. Mas, no momento, sua situação é a mesma de todo o precioso acervo mantido pela instituição, que está sem verbas e sem corpo técnico: em risco.

Vejam aqui a lista dos filmes da ECA enviados à Cinemateca. O catálogo completo está disponível no Dédalus e na base de Filmes e Vídeos disponível no site da Biblioteca.

Mais informações sobre a situação da Cinemateca Brasileira nos links abaixo.

Artigos:

https://brasil.elpais.com/cultura/2020-07-29/cinemateca-brasileira-agoniza-e-se-torna-simbolo-da-falta-de-politica-cultural-do-governo-bolsonaro.html

https://jornal.usp.br/cultura/cinemateca-precisa-ter-autonomia-politica-e-ser-gerida-por-tecnicos/

https://jornal.usp.br/artigos/o-sequestro-de-nossa-memoria-audiovisual/

Moções:

http://www3.eca.usp.br/noticias/congrega-o-da-eca-aprova-mo-o-de-apoio-cinemateca-brasileira

https://www.ccaaa.org/pages/news-and-activities/CCAAA-declaration-cinemateca-brasileira.html?fbclid=IwAR1wewXuHeO4X7oxTToYjSxxpbDvxNiKpu9VCxanW33kM0pGh6Wk4USm9Xc

https://www.fiafnet.org/pages/News/FIAF-Statement-Cinemateca-Brasileira-02-2020.html

Para saber mais sobre o papel e a importância da Cinemateca Brasileira:

Dissertação de Fernanda Curado Coelho

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-19112010-083724/pt-br.php

Tese de Carlos Roberto de Souza

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-26102010-104955/pt-br.php

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: