Tabulando dados

Tabelas são uma forma de apresentar informações em linhas e colunas com intuito de resumir, facilitar consulta, dispensar leitura do todo, se se tem pressa. Explicar o que é uma tabela do ponto de vista gráfico, é meio tautológico. É uma forma bastante comum de exibir dados em artigos científicos.

Nos trabalhos acadêmicos as tabelas devem ser apresentadas segundo as Normas de apresentação tabular, documento de trabalho do IBGE disponibilizado publicamente. Sua última atualização é 1993, quando boa parte dos recursos de edição a que estamos acostumados eram talvez incipientes, ou seja, as tabelas não mudaram muito de lá pra cá.

Segundo esse documento, uma tabela é  uma “Forma não discursiva de apresentar informações, das quais o dado numérico se destaca como informação central.”

a informação central de uma tabela é o dado numérico e que todos os outros elementos que a compõem têm a função de complementá-lo e explicá-lo.

Algumas recomendações sobre apresentação e diagramação de tabelas:

  • devem ser apresentadas numa única página
  • devem apresentar uniformidade gráfica
  • devem ter um título precedido da palavra TABELA e cabeçalho indicando conteúdo das colunas
  • devem ser citadas no texto e estar próximas ao trecho a que se referem
  • devem ser identificadas com algarismos arábicos sempre que houver mais de uma
  • podem ter no rodapé indicação de fonte e notas específicas e gerais
  • se a tabela precisar ser apresentada em mais de uma página deve-se repetir título e cabeçalho. Nesse caso:

 

cada página deve conter uma das seguintes indicações: continua para a primeira, conclusão para a última e continuação para as demais

 

Quando se optar por numerar as tabelas numa sequência para cada capítulo, o número da tabela deve começar pelo número do capítulo, por exemplo: TABELA 4.2, significando que se trata da segunda tabela no quarto capítulo.

A Lista de tabelas, que faz parte dos elementos opcionais pré-textuais de dissertações e teses, é recomendada quando há a partir de cinco tabelas, deve ser feita seguindo o mesmo critério de numeração das tabelas no texto, ou nos capítulos. O título LISTA DE TABELAS não é numerado, e como outros elementos que não são numerados, deve ser centralizado, mas o destaque tipográfico é o mesmo dado às outras seções primárias do documento.

A norma da ABNT NBR 14724 recomenda fonte menor para as tabelas, mas não diz o tamanho, já as Diretrizes… recomendam fonte tamanho 10 ou 11. Também o espaço entrelinhas deve ser simples, diferente do restante do texto, que se recomenda espaço 1,5.

as tabelas acima são das Normas de apresentação tabular, do IBGE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: