Biblioteca Virtual Pearson

[editado em 6.4.21]

A Biblioteca Virtual Pearson é o mais novo serviço para acesso remoto à disposição da comunidade USP para esses tempos de trabalho remoto e distanciamento social, mais do que necessário ter um universo de pesquisa ampliado. 

Segundo o texto de divulgação da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), são mais de 8 mil títulos que atendem todas as áreas de conhecimento. No entanto, não são apenas títulos acadêmicos presentes no catálogo, grandes editoras comerciais não-acadêmicas como Companhia das Letras, Vozes, Summus estão lá com alguns poucos títulos; editoras mais segmentadas como Edições GLS ou Casa do Psicólogo, e até livros de autoajuda fazem parte do catálogo, ou seja, como as férias já estão aí logo em frente, dá para aproveitar essa característica e criar uma lista de leitura para as férias. 

Antes de acessar pela primeira vez, é necessário fazer um cadastro individual, dessa forma:

1. Conecte-se à rede VPN da USP

2. Acesse o link https://plataforma.bvirtual.com.br/acesso/usp20
3. Inicie o cadastro, clicando em “Cadastrar”
4. Na tela seguinte digitar CPF e depois inserir demais dados. IMPORTANTE: use seu e-mail USP.
5. Acesse o e-mail cadastrado e confirmar a inscrição
6. Acesse https://plataforma.bvirtual.com.br/, colocar e-mail e senha cadastrados e confirmados. Obs.: Quem já tentou fazer o cadastro anteriormente e teve problemas, talvez precise trocar a senha.

Clicando em Acervo, no menu principal, é possível navegar por categorias, quatro delas nos interessam mais diretamente: Viagens e Turismo, Arte, Comunicação e Propaganda e Marketing.

Essas categorias podem ser exploradas em subcategorias, por exemplo, penduradas em Comunicação estão Biblioteconomia, Jornalismo, Cinema, Rádio e TV…

Mas não é bom confiar apenas nisso. A categoria Viagens e Turismo por exemplo mostra apenas 18 títulos, mas é possível encontrar bem mais que isso, portanto, vale buscar pelo título/autor da obra ou navegar por outras categorias como Administração e Negócios.  

Em Comunicação o destaque é a presença no catálogo de livros de nossos professores: Eugênio Bucci, Margarida Kunsch, Paulo Nassar e Mitsuru Yanaze.

Ainda em comunicação, vale destacar os vários manuais disponíveis (é preciso logar para ver o títulos):

Além de títulos dedicados aos vários segmentos do jornalismo, como:

 

Como opções de leitura, pode-se copiar citações, fazer anotações, procurar definições de palavras no dicionário apenas selecionando a palavra, mudar o tamanho da fonte, cor de fundo e espaço entre as linhas.

É possível criar listas de leitura na plataforma, reunindo os títulos de seu interesse. Para baixar livros, para ler offline, é necessário instalar o aplicativo Biblioteca Virtual, disponível para IOS e Android. Inicialmente, como informamos neste texto, muitos dos recursos oferecidos não estavam funcionando bem, porque a plataforma não estava preparada para criação de contas individuais. Agora, o usuário que fizer seu o cadastro pessoal não deverá encontrar problemas.

Não deixem de aproveitar mais esse recurso à disposição, e claro, sugerir melhorias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: