Os números de 2020

O ano de 2020 não foi, definitivamente, um bom ano. Um ano de pandemia, sofrimento, mortes, incertezas e bibliotecas fechadas. Mas, apesar de tudo, nosso trabalho não parou. Trabalhamos remotamente, de nossas casas, e não deixamos de prestar ao nosso público o atendimento foi possível, nas circunstâncias.

Respondemos, por e-mail e outras formas de comunicação, a 399 consultas, em sua maioria sobre acesso e uso de recursos online, normalização de trabalhos, elaboração de referências e citações, fontes de informação e gerenciadores de referências. Enviamos artigos, teses e TCCs para quem não estava conseguindo acessar o conteúdo por algum motivo. Só não foi possível fazer empréstimos durante a pandemia nem digitalizar material do acervo físico, para não colocar em risco a saúde dos funcionários.

Oferecemos treinamentos e atendimentos individuais, além de palestras a convite de professores em suas aulas, tudo à distancia, para 378 estudantes de graduação e pós-graduação. 

Preparamos muitos materiais para divulgação dos recursos disponíveis online e orientação para o uso desses serviços, em forma de tutoriais, textos neste blog e infográficos para mídias sociais. Criamos nosso perfil no Instagram e agitamos um pouco nosso canal no YouTube – que andava meio devagar- com a divulgação de vídeos de instrução e treinamento. Chegamos a 111 inscritos no canal, o que não é muito, mas foi um aumento significativo.

Criamos a página Recursos Online no nosso site, para reunir e divulgar todos os serviços, bases de dados, revistas e livros disponíveis online. E estamos trabalhando na reformulação do site como um todo, sob orientação da Assessoria de Comunicação e do Serviço Técnico de Tecnologia da Informação da ECA. 

Os trabalhos internos  também não foram interrompidos. Continuamos cadastrando a produção intelectual dos docentes e técnicos, digitalizando material que conseguimos retirar da Biblioteca, solicitando ISBN e preparando a catalogação na fonte para publicações da Escola. Os dados numéricos serão divulgados em breve, em nosso site.

Trabalhamos intensamente em dois projetos importantes:

Biblioteca Digital da Produção Artística da ECA, desenvolvida para catalogar e exibir de imagens da produção de artes visuais de docentes, alunos e ex-alunos a ECA. Usa ferramentas específicas e experimentais para catalogação, indexação e visualização de imagens. O projeto conta com a participação dos professores Vânia Mara Alves Lima e Francisco Paletta (Departamento de Informação e Cultura), que obtiveram bolsas PUB para estudantes trabalharem na construção da biblioteca digital, pesquisa no acervo e catalogação das imagens e da professora Lúcia Koch, do Departamento de Artes Plásticas, na curadoria. Iniciado em 2018.

GLAM  das Bibliotecas da USP, lançado em julho deste ano e destinado a melhorar a cobertura dos projetos Wikimedia nos temas relacionados à arte e cultura. Neste momento, com o apoio do Wiki Movimento Brasil (WMB), estamos trabalhando na tarefa de enviar ao Wikidata a produção intelectual da ECA já cadastrada no Dédalus.

 

E agora, em 2021? Ainda não sabemos o que vai acontecer. Por enquanto, todos à espera das vacinas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: