Filmes brasileiros para assistir online

Um aluno com saudades do cinema brasileiro pede, num grupo do Facebook, indicações de locais para assistir filmes nacionais online. Como a pergunta é boa, e as respostas mais ainda, resolvemos reunir as dicas do pessoal aqui neste post.

A Globoplay está com um ótimo catálogo de brasileiros, que inclui clássicos absolutos como Terra em transe e Deus e diabo na Terra do Sol, de Gláuber Rocha,  São Paulo Sociedade Anônima, de Luiz Sérgio Person, ao lado de produções recentes como Quando eu era vivo, de Marco Dutra e Gabriela Amaral Almeida.  Serviço pago, para assinantes.

O Mubi não possui um catálogo tão grande, mas oferece algumas excelentes sugestões, como Brava gente brasileira, de Lúcia Murat.  Serviço pago, para assinantes.

No SPCineplay, plataforma pública de streaming mantida pela Prefeitura de São Paulo, há uma excelente oferta de cinema brasileiro. O bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, Bang-bang, de Andrea Tonacci, Carandiru, de Hector Babenco e Leite e ferro, de Cláudia Priscilla, são alguns dos títulos disponíveis. Há também uma seleção do Festival Mix Brasil 2020, a Coletânea do Audiovisual Negro e uma seleção de filmes dirigidos por mulheres. Melhor de tudo: é gratuito!

O Afroflix é uma plataforma de conteúdos audiovisuais que tenham pelo menos uma pessoa negra em sua equipe técnica ou artística. Conteúdo interessante, acesso gratuito.

O Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca  Brasileira seria uma excelente opção, mas, infelizmente, está fora do ar. Esperemos que a situação da Cinemateca seja resolvida e que essa importante fonte de informação para o cinema brasileiro volte a estar acessível.

O LGBTflix, plataforma também gratuite, reúne 250 filmes brasileiro de curta-metragem na temática LGBT ou dirigidos por cineastas LGBT.

O Originou oferece longas, curtas, documentários e webséries, incluindo produções premiadas em diversos festivais de todo o país. Serviço pago, para assinantes.

A plataforma Videocamp é voltada para quem pretende fazer exibições de “filmes de impacto”, ou seja, “que apontam causas urgentes, que retratam situações que precisam ser destacadas, que ampliam o nosso olhar para temas sensíveis e que, sobretudo, promovem um mundo mais justo, solidário, sustentável e plural”.  Tem um guia para debates e é gratuita, mas existem regras para a exibição.

A base de dados Portacurtas tem mais de 12.000 filmes catalogados, dos quais 1332 estão disponíveis para assistir online, gratuitamente.

Belas Artes à la Carte  e Filme Filme são serviços que também têm filmes brasileiros em seus catálogos. Ambos são pagos, mas o Filme Filme oferece alguns títulos para assistir de forma gratuita. 

E  não podemos esquecer que, logo que estivermos em situação mais favorável em relação à pandemia e pudermos reabrir a Biblioteca da ECA em condições normais de funcionamento,  teremos um grande acervo de filmes brasileiros em DVD à disposição do usuário USP, para empréstimo, e de toda a população, para consulta local. 

Se alguém tiver mais uma dica, coloque nos comentários. Só não podemos divulgar serviços que não estejam de acordo com a legislação de direitos autorais. Sabe aquele drive onde alguém postou um montão de cópias de filmes? Então, não pode. 

 

 

 

 

3 Responses to Filmes brasileiros para assistir online

  1. Marina Macambyra disse:

    A Mostra de Cinema de Tiradentes está online, de forma gratuita. Aproveitem, vai até 30 de janeiro.
    https://mostratiradentes.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  2. Juliana Mazza disse:

    O Videocamp, por conta do cenário, criou uma ação especial em que você pode assistir filmes/séries sem a necessidade de agendar uma sessão! São mais de 70 títulos liberados, para assistir é só se cadastrar na plataforma. Este é o link: https://www.videocamp.com/pt/playlists/campaign/watch_now

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: