Wikipédia, biblioteca e universidade

A Biblioteca da ECA, em parceria com a biblioteca do IME, entrou no terreno da edição de verbetes na Wikipédia.

No segundo semestre de 2020 demos o primeiro passo para levar a Wikipédia para os cursos de graduação, por meio de uma parceria com a disciplina Infoeducação: teoria e prática, ministrada no CBD/ECA/USP. A partir de diálogos com a docente da disciplina, ficou decidido que os estudantes interessados iriam participar de oficina de edição na Wikipédia e que o trabalho final da disciplina seria um verbete a ser criado, editado ou traduzido. As bibliotecárias prestaram todo o suporte técnico aos estudantes, cabendo à docente o suporte para a criação dos conteúdos informacionais.

A partir dessa ação, a Infoeducação, conceito que inclusive nomeia a disciplina do curso de Biblioteconomia da ECA/USP, passou a ter um verbete na Wikipédia.
A Decolonialidade, tema que vem sendo bastante empregado por pesquisadores, ainda era inexistente na Wikipédia lusófona e foi a partir de nossa Oficina que um estudante criou seu verbete, utilizando o recurso de tradução.

A Wikipédia figura na 13 posição numa lista dos 20 sites mais acessados pelos brasileiros em 2020, num ranking que inclui até e-commerces! Para nós, essa grande quantidade de acessos numa ferramenta gratuita, aberta e colaborativa indica a importância de que a comunidade acadêmica faça uso dela, contribuindo para sua melhoria.

Pretendemos que esse seja o primeiro passo de um caminho em que possamos contribuir para que a universidade esteja presente também nesse circuito com a criação e disponibilização de informações de qualidade, confiáveis, referenciadas e de acesso aberto e gratuito.

Quer saber mais sobre o assunto? Participe do evento Ferramentas da Wikimedia nas Bibliotecas e Potenciais de Uso, cujo objetivo é explorar possibilidades das aplicações Wikimedia no contexto das bibliotecas.  

Programação:

 
14h – Apresentação do Projeto GLAM Bibliotecas USP, Stela Madruga (bibliotecária no IME-USP)
14h20 As mídias no ecossistema digital colaborativo, João Peschanski (coordenador WMB, professor na Faculdade Cásper Líbero, pesquisador associado do CEPID NeuroMat/FAPESP)
14h45 – Dados abertos estruturados e conectados, José Eduardo Santarém Segundo (professor vinculado à USP e à UNESP)
15h10 – Implementação de projetos GLAM/Wikimedia em Portugal: estado de arte, Miguel Mimoso Correia (bibliotecário na BN de Portugal)
 
Transmissão – Canal do Youtube BibliotecadaECA
10 de março, às 14 horas
Não é necessário inscrição prévia
Página do evento:  https://meta.wikimedia.org/…/WikimediaNasBibliotecas

 

2 Responses to Wikipédia, biblioteca e universidade

  1. […] professores no Wikidata e editando verbetes da Wikipédia, atividade que nos permitiu realizar parceria com disciplinas dos cursos da […]

    Curtir

  2. Izabel Lima disse:

    Que iniciativa incrível!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: