A Biblioteca Universitária de Campos dos Goytacazes: uma biblioteca na universidade pública brasileira

Tese

Autor: Thulio Pereira Dias Gomes
Orientador: Marco Antonio de Almeida
Programa de pós-graduação: PPGCI
Data de publicação: 2020


Propósito, relevância e resultados


A universidade pública brasileira vive um momento conturbado de sua história no início do século XXI. Ou talvez seja razoável dizer que a universidade nunca tenha vivido um momento de estabilidade no Brasil, porque mesmo os momentos mais prósperos foram marcados por grandes desafios. Atualmente, as universidades federais vivem os efeitos das políticas públicas de educação superior das últimas décadas que propõem ao presente o desafio de estruturação após expansão. A universidade ampliou a oferta de vagas e de cursos e a presença no território brasileiro. Após esse momento de expansão, a universidade sofre o enxugamento de verbas públicas e é questionada pela sociedade quanto à sua finalidade e ao seu papel.

Nesse contexto, a pesquisa apresenta a Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes a partir dos documentos armazenados na biblioteca universitária. O estudo de caso apresenta situações em que a biblioteca, o bibliotecário e a biblioteconomia contribuíram para que a universidade alcance seus objetivos institucionais. Para isso, a pesquisa aplica técnicas de mediação de documentos produzidos pela própria comunidade acadêmica. O estudo conta a experiências de professores, técnicos e estudantes com os documentos produzidos pela universidades e sugere que esse trato documental favorece a relação com a instituição. Vale observar que uma experiência da bibliotecária Lilian Viana, da ECA, foi um dos referenciais metodológicos para a experiência de mediação apresentada.

Salão de leitura da BUCG/UFF. Foto: Thulio Gomes


O estudo, apoiado na biblioteconomia crítica, apresenta uma análise de um caso de uma biblioteca no contexto das transformações recentes das universidades federais brasileiras. A universidade vive um momento em que deve perseguir a indagação sobre seu papel e relevância para o presente. A tese contribui para a inserção da biblioteca universitária, da biblioteconomia e do bibliotecário nesse urgente debate.


Link para trabalho na biblioteca digital:
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-02032021-164317
E-mail: thuliogomes@gmail.com

Para divulgar sua tese ou dissertação neste blog e redes sociais da Biblioteca, use este formulário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: