Citar e referenciar

Citar significa fazer referência a alguém, a algum texto, documento seu ou de outras pessoas, ou seja, fontes externas que ajudam a reforçar um argumento. Portanto, as citações ao longo do texto e a lista de referência no final, são duas coisas ligadas por uma dependência recíproca, isso significa que tudo que foi citado ao longo do texto deve ir para sua lista de referências, e o contrário também é verdadeiro, se está na lista de referência é porque foi citado no texto.

Foto: liveandrock (Flickr)

Algumas questões que nos chegam sobre citação e referência são dúvidas que existem porque pode não estar muito claro para as pessoas o que são ou para que servem as citações e as referências.

Fiz muitas pesquisas e citei algumas referencias que constavam nesses periódicos, o problema é que não anotei todos. Devo excluir as citações que fiz?

Sim. Ou correr atrás dos documentos novamente. Como dissemos, tudo que foi citado precisa estar nas referências, caso contrário corre-se o risco de praticar plágio, ainda que involuntariamente.

Afirmações empíricas precisam ser referenciadas? Por exemplo: quem está doente não goza de forma ampla do direito à saúde.

Quando você diz “quem está doente não goza de forma ampla do direito à saúde”, é uma afirmação baseada na sua experiência empírica? Então apresente os dados. Ou você se baseia numa informação retirada de outra fonte para dizer isso? Então apresente a fonte. Citação é qualquer informação extraída de outra fonte, seja apresentada por meio de transcrição textual ou uma paráfrase. Por isso, qualquer informação que veio de outra fonte precisa ser citada.

o acesso é com login e senha (acesso restrito) não há necessidade de completar a referência usando as informações —— Disponível em: <>. Acesso em:

A dúvida aqui é sobre colocar ou não a URL de um livro eletrônico de acesso restrito, pois o leitor não terá acesso de qualquer forma. A função da referência não é dar acesso ao documento, é identificá-lo, para com isso facilitar o acesso, assim sendo, apontar o endereço eletrônico poupa o trabalho de seu leitor caso ele queira acessar esse documento. Seguindo a mesma lógica da pergunta, alguém poderia dizer: para que colocar a referência completa de um livro raro consultado numa biblioteca estrangeira, pois meus leitores não terão acesso a ele? Não faz sentido, não é?  

Pôr o endereço eletrônico é ainda mais importante nesse momento em que mais e mais bases de dados de e-books surgem. Além disso a norma NBR 6023 diz textualmente “Para documentos online, além dos elementos essenciais e complementares, deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em:.”

A lista de referências vai identificar cada uma de suas citações e facilitar aos seus leitores os caminhos para chegar até elas seja numa biblioteca, num catálogo de livraria, numa base de dados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: