Nós na Wikipédia

No ano passado, algumas bibliotecas da USP – entre as quais a nossa – começaram a trabalhar nas plataformas Wikimedia. Estamos cadastrando nossos professores no Wikidata e editando verbetes da Wikipédia, atividade que nos permitiu realizar parceria com disciplinas dos cursos da ECA.

Um dos nossos projetos é criar ou aperfeiçoar verbetes sobre nossos docentes, ativos ou não, na Wikipédia. Já foi feito um levantamento dos que possuem verbetes que, aos poucos, podem ser aumentados e melhorados.

Uma das principais exigências da Wikipédia é só colocar informações com fontes confiáveis, pois não se destina à publicação de conteúdo inédito ou de cunho opinativo, trabalhando apenas com citações de informações anteriormente publicadas. Verbetes sem fontes correm o risco de serem excluídos. Por esse motivo, nesse momento em que não podemos acessar o acervo físico da Biblioteca da ECA, temos que recorrer apenas a fontes disponíveis na internet para editar os verbetes, o que dificulta um pouco as tarefas.

Por enquanto, concluímos os seguintes verbetes:

Neusa Dias de Macedo (criado do zero)

Walter Zanini

Dora Longo Bahia

Ismail Xavier

Ingrid Koudela

A Wikipédia é uma construção coletiva, e permite atualização constante. Sempre que possível, vamos inserir novas informações nos verbetes existentes. A Wikipédia é obra aberta, portanto todos podem contribuir editando a qualquer momento, desde que respeitando os princípios que regem os usos dessa ferramenta.

Estamos pedindo aos docentes que nos enviem fotos suas sob licença Creative Commons Attribution ShareAlike 4.0 (CC-BY-SA 4.0). Dessa forma, teremos imagens para ilustrar os verbetes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: