AND, OR, NOT

Os operadores booleanos (AND, OR e NOT) indicam, em um sistema de busca, a relação entre os termos do tema que estamos pesquisando. Foram criados por George Boole, matemático do século 19 e um dos precursores da lógica moderna e são baseados na teoria dos conjuntos que aprendemos nas aulas de matemática (Intersecção, União e Exclusão).

Um exemplo clássico para explicar o uso dos operadores é o do cachorro e das pulgas. Se buscarmos cachorro AND pulgas vamos obter resultados com os dois animais no mesmo documento:

Se buscarmos cachorros OR pulgas, vamos obter resultados com qualquer um dos animais, ou ambos:

Mas, se não quisermos pulgas no nosso cachorro, temos que buscar cachorros NOT pulgas:

Mas quando e como usar AND, OR ou NOT sem enlouquecer nem travar o computador?

Uma dica: provavelmente você usa pelo menos um deles, todos os dias. Quando a gente digita arte moderna num buscador de internet ou no Dédalus, por exemplo, estamos usando o operador AND (substituído pelo espaço entre as duas palavras). A maioria dos sites, catálogos e bases de dados, hoje em dia, é assim. Como resultado, vamos obter registros que contém as duas palavras. Por exemplo:

Nem sempre, porém, vamos encontrar um livro ou qualquer outro conteúdo sobre arte moderna, pois estamos apenas recuperando palavras que aparecem no mesmo registro, texto, site etc. Um livro no Dédalus com o assunto ARTE RUPESTRE, publicado pela editora MODERNA, também seria recuperado nessa busca. Colocar a expressão de busca entre aspas (“ARTE MODERNA”) ajuda a obter um resultado mais preciso, porque os sistemas buscam a expressão completa, não cada palavra individualmente. Funciona nos buscadores, no Dédalus e na maioria das bases de dados.

E se quisermos fazer a busca usando o operador OR? Bem, aí será necessário digitar o operador.

arte OR moderna

ou selecioná-lo na tela de busca, como nesse exemplo do Scielo. A maioria das boas bases de dados têm esse recurso.

O resultado será um conjunto formado por todos os registros que contenham a palavra ARTE mais todos que contenham a palavra MODERNA. Ou seja, vamos encontrar trabalhos sobre qualquer tipo de ARTE e qualquer coisa moderna (até mesmo a vacina contra COVID que tem esse nome). Muitos estudantes gostam do operador OR, porque “traz mais coisas”, mas também traz muito material que não é pertinente. Então, para que serve o operador OR? Alguns usos mais populares:

  • Agrupar sinônimos ou termos de significado semelhante. Por exemplo: fotografia OR imagem
  • Termos em idiomas diferentes: pintura OR painting
  • Agrupar nomes diferentes de pessoas, países, cidades etc: fellini OR visconti; Brasil OR Argentina
  • Buscar várias datas: 2020 OR 2021

O operador NOT (também chamado de AND NOT) tem a função de excluir um conjunto de outro. Se quisermos excluir ARTE RUPESTRE de nossa pesquisa sobre arte, por exemplo, podemos fazer a busca: arte NOT rupestre.

Simples, não? Então vamos complicar um pouco. Para combinar mais um operador na mesma busca, às vezes precisamos usar parênteses, para indicar ao sistema qual é a primeira operação a ser feita. Por exemplo, se quisermos recuperar, no Dédalus, documentos sobre história da pintura e da escultura, a busca é assim:

história AND (pintura OR escultura)

Vamos testar? Façam essa busca sem os parênteses e vejam como o resultado muda.

Dúvidas? Falem conosco, comentando aqui ou mandando e-mail para ecabiblioteca@usp.br.

O exemplo e as ilustrações do cachorro e das pulgas foi tirado do TCC de Veruska J. Lopes, Técnicas de análise para a usabilidade de diferentes máquinas de busca.

Mais informações:

Operadores booleanos: técnica chave para obter os melhores resultados de pesquisa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: