Quem somos

A Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da USP – ECA/USP atende aos cursos de graduação e pós-graduação da Escola.

Seu acervo de livros, filmes, discos, catálogos de exposições, revistas, teses, partituras, quadrinhos, livros de artista e peças teatrais cobre as seguintes áreas principais: Artes Visuais,  Artes Cênicas, Biblioteconomia, Cinema, Comunicações, Editoração, Educomunicação, Fotografia, Jornalismo, Museologia, Música, Publicidade, Rádio, Relações  Públicas, Televisão e Turismo.

Neste Blog, mantido pelos bibliotecários de referência, publicamos textos sobre os serviços da Biblioteca, divulgamos o acervo, mostramos o que há de novo, sugerimos leituras, filmes e músicas, explicamos como usar os diferentes recursos disponíveis, contamos nossa história.

Informações detalhadas sobre os serviços estão da Biblioteca estão disponíveis em seu site: http://www.eca.usp.br/biblioteca.

Blog da Biblioteca da ECA
criado em 2009
Textos de Lilian Viana, Marina Macambyra, Walber Lustosa (equipe atual)
Consultoria visual: Andréia Tiemi Furuya

Biblioteca da ECA/USP
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443  – Cidade Universitária
São Paulo – SP
fone: (11) 3091.4071 / 4481
ecabiblioteca@usp.br

 

35 Responses to Quem somos

  1. Anônimo disse:

    Bom dia
    Tenho edições históricas do jornal O Globo, Pasquim, Jornal do Brasil e revistas Cruzeiro , Fatos e Fotos, Manchete Esportiva, Placar..
    Não quero vender e sim entregar para quem trabalhe nesse serviço
    Pode me orientar?

    Curtir

  2. Lucy disse:

    Boa tarde. Vcs tem interesse em comprar uma coleção da revista Para Todos ano 1921?

    Curtir

    • Marina Macambyra disse:

      Olá! O processo de compra em instituições públicas não é simples. Geralmente é necessário realizar um pregão e não é possível comprar de particulares.

      Curtir

    • Matheus disse:

      Normalmente as regras de compra de instituições públicas limitam a compra de materiais usados. Mas se tiver interesse, pode doar para as bibliotecas.

      Curtir

  3. Camila Estela disse:

    Oi! Vocês teriam as edições da Revista Visão de 1972? Procuro uma entrevista feita pela jornalista Cristina Tavares com a Simone de Beauvoir.

    Curtir

    • Marina Macambyra disse:

      Olá! Sim, temos coleção da Visão dessa época, mas não está digitalizada. No momento, como a Biblioteca está fechada por causa da pandemia, não será possível consultar a coleção. Aguarde um pouco.

      Curtir

  4. Mick disse:

    Bom dia ,
    Estou interessado em algumas reportagens da Revista Jóia, do ano de 1962 . Vcs tem o acervo completo deste ano de 1962?

    Curtir

  5. Flávia disse:

    As dissertações e teses em destaque na biblioteca podem ser emprestadas ou apenas consultadas?

    Curtir

  6. Mayara disse:

    Olá, boa tarde! Me ajudem por favor! Sou estagiária de uma biblioteca que tem um grande acervo de artes, estou inserindo nomes pessoais no catálogo de autoridade, vejo muitas vezes na LC o termo “printmaker” e “woodblock artist” para descrever artistas que tem obras de xilogravura e/ou litogravura… Não achei uma tradução para o termo, no caso eu usaria “gravista”, “gravurista” e/ou “xilogravurista” e/ou litogravurista? Não sei se existem esses termos, estão corretos? rs

    Curtir

    • Aqui, na USP, adotamos o termo “gravador”. Existe também o termo “gravurista”, mas “gravista” não existe. Não parece necessário especificar pelo tipo de gravura que o artista produz (xilo, lito etc). Basta usar gravurista ou gravador (veja qual é o mais utilizado).

      Curtir

  7. Ellen Ferreira disse:

    Olá! Boa noite! Eu preciso muitíssimo de uma ajuda da Biblioteca! Eu sou biógrafa e estou pesquisando acervo de revista sobre o CHICO ANYSIO. Eu sei que vocês têm o acervo da revista INTERVALO e outras mais antigas. Como é possível saber que tipo de acervo sobre CHICO ANYSIO de época vocês tem? Porque assim eu pediria para uma amiga de SP ir pessoalmente aí na Biblioteca ver para mim. 1) Vocês conseguem deixar o acervo separado para minha amiga ir ver?; 2) Pode xerocar?; 3) Pode tirar foto da matéria que me interessa? Por favor, aguardo um retorno, assim minha amiga aí de SP poderia ir com mais agilidade para registrar esse material para mim! Abraços!! E agradeço se puder ter uma orientação a respeito.

    Curtir

    • Olá Ellen,
      temos alguns exemplares da revista Intervalo (SP,RJ, Norte/Sul); outros títulos que foram publicados nos anos 1960: Manchete, O Cruzeiro, O Pasquim (começa em 1969), Amiga (começa em 1970), Capricho, São Paulo na TV, Sete dias na TV etc. Dê uma olhada na nossa lista de revistas antigas e veja se identifica algum outro título que possa interessar:
      https://drive.google.com/file/d/1bqJIqWQuDgY9jlW3GalYILgMq7PqoMTkl6rk5hdEvBsRwhgBUJU39KPwpG62/view?usp=sharing

      Curtir

      • Ellen Ferreira disse:

        Olá Biblioteca da ECA! Obrigada pelo retorno! 🙂

        Eu sei que o CHICO ANYSIO saiu em DIVERSAS revistas nas décadas de 60, 70 e assim por diante. Aqui no Rio, eu consegui algumas antigas digitalizadas e outras através de compras com colecionadores. Quando eu fazia uma pesquisa determinada através dessas fontes, as pessoas já me apresentavam a edição X da revista X garantindo que ele estava naquele veículo impresso.

        Vocês têm isso catalogado de alguma forma? Através de busca por TAG ou Palavra-Chave, minha amiga consegue ir aí pessoalmente na Biblioteca e pegar somente as edições de revistas que interessam?

        Ou algum profissional da Biblioteca, pode auxiliar com isso com antecedência? Assim, minha amiga pega apenas esse material pré-selecionado e direcionado com acervo do CHICO ANYSIO.

        Agradeço, mais uma vez, pela orientação e retorno!

        Abraços!!!

        Curtir

      • Olá, Ellen
        Temos no acervo algumas revistas desse período, como Manchete, Veja, Amiga e outras, mas não estão digitalizadas. Você ou sua amiga podem consultá-las pessoalmente, mas não há um mecanismo de busca que permita a recuperação de matérias desse acervo. Infelizmente, a única forma é folhear as revistas do período. Não temos pessoal para fazer isso para os pesquisadores.

        Temos alguns materiais em vídeo em que ele aparece, que estão indexados em nossos catálogos e permitem a recuperação pelo nome dele.

        A Biblioteca Nacional tem uma biblioteca digital que talvez possa ajudá-la:
        https://bndigital.bn.gov.br/

        Curtir

    • Ellen Ferreira disse:

      Olá!!

      Ok! Mas, sobre esses vídeos…

      1) Tem como encontrar via palavra-chave aí na Biblioteca? Ou se tem algum site de vocês em que eu possa fazer a pesquisa remota daqui, entregar para a minha amiga a lista dos titulos de vídeo pesquisados e ela ir direto para ver esse DVD / VHS específico?

      2) O COMUT envia materias digitalizadas a distancia?

      E sobre a BN, eu já fiz por lá! Mas, vocês têm mais títulos de revistas diversos e isso me interessa! Obrigada pela indicação de toda forma! ❤

      Curtir

      • Sim, pela nossa base de dados de filmes é possível fazer a busca e localizar todos os títulos. Não são muitos, vamos enviar para você por e-mail. Pelo Comut você pode pedir cópias de artigos, mas é preciso indicar em qual revista específica está o conteúdo que você quer: título da revista, ano, número, volume, paginação etc. Não temos como fazer o levantamento. Só enviamos cópias de for possível fazer a digitalização sem danificar o material.

        Curtir

  8. Letícia Silva disse:

    Olá, estou a procura do artigo abaixo, gostaria de saber se vocês possuem e se é possível consultar por internet.
    -> SOFFREDINI, Carlos Alberto (1980). De um trabalhador sobre seu trabalho. Revista Teatro, São Paulo, ano 1, n. 0, jun./jul.
    Desde já meu obrigada!

    Curtir

  9. Puxa obrigado pelas informações..
    Eu atendo “quase ” todas as exigencias..
    Tenho : 1- Uma copia ruim da materia digitalizada que dá para ver o numero da pagina(40) e nao o numero da edição; 2- Sei o titulo( Viagem ao País dos Cintas-Largas); 3- Sei o nome do autor e fotografo( Alex Levac); 4-E sei o ano( 1978); 5- Provavelmente entre maio ate novembro/78 por que as fotos mostram o rio cheio e o deslocamento deve ter acontecido no final do periodo chuvoso. Logo no retorno o jovem diretor do INPA ( que apoiou a viagem) adoeceu e faleceu de hepatite e a materia ja cita o falecimento dele..Seria possivel que me enviassem as capas( ou indices de materias neste intervalo)?? Seriam cerca de 7 x 4=28/5=5,6 x 2.20=12,32 ou algo mais se incluisse o ano inteiro..
    Vcs acham possivel??
    Fico no aguardo de suas sugestoes,ok??

    Ines

    Curtir

    • Maria Inês,

      a matéria está na Revista Manchete, julho de 1978, n. 1367 p. 30-34 . Com estas informações você poderá acessar o serviço de COMUT – um serviço pago para solicitação de cópias – e realizar o pedido. Lembre-se que no pedido você deverá inserir estas informações. A partir disto, será feito o envio do arquivo com o material desejado. Informações sobre utilização do COMUT podem ser obtidas em http://www3.eca.usp.br/biblioteca/servicos/comut Att.

      Curtir

  10. So é possível a consulta presencial??
    Pensei que conseguiria consultar e escanear( fotografar) de modo virtual..
    Agradeço a informação e vou me programar para qdo for a SP.
    Estou em Bsb/DF.

    Ines

    Curtir

  11. Estou procurando uma edição da Revista Manchete de 1978 que tem uma matéria e fotos de Alex Levac sobre o contato com o grupo indigena “No país dos Cintas-Largas” na regiao de Aripuana em MT onde o INPA tinha uma base de pesquisa.Eu tenho uma foto ( mal tirada) da materia e gostaria de acessar a revista na integra.
    Vcs ainda tem o acervo da Revista Manchete??
    O ano seria 1978, mas deve-se pesquisar entre 1977 e 1979.
    A materia é na pagina 40 desta edição.
    Vcs podem me auxiliar|??
    Eu tenho uma foto da materia e se quiserem posso enviar para ver se auxilia na busca,ok??

    Ines

    Curtir

    • Olá, Maria Ines! Temos coleção completa da revista Manchete de 1977 a 1979. Você pode consultá-la aqui na Biblioteca da ECA, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas (durante o período de férias na USP). A partir do dia 6 de março voltaremos a atender em nosso horário normal, das 8 à 22 horas. Não permitimos xerox dessa revista, mas você pode fotografar as páginas de seu interesse.
      Estamos em reforma, portanto podem haver alterações no horário durante os meses de janeiro e fevereiro. Acompanhe informações em nosso site e página no Facebook:

      http://www.eca.usp.br/biblioteca
      https://www.facebook.com/ecabiblioteca

      Curtir

  12. Andreia Moy disse:

    Onde eu econtro o acervo de disco de vinil?

    Curtir

    • Olá Andreia, nosso acervo de vinil fica na seção de audiovisual, à direita quando entra na biblioteca. A pesquisa deve ser feita no catálogo manual, não há uma catálogo online. Peça ajuda a um dos bibliotecários do atendimento quando vier.

      Curtir

  13. Virginia disse:

    Em 2011, fiz uma doação para a Biblioteca da ECA do livro “A escuta singular de Pixinguinha”. No entanto, o livro não foi até hoje incorporado ao acervo da biblioteca. Caso não haja interesse na publicação, gostaria que me devolvessem para que eu possa doá-la a outra biblioteca pública.

    Curtir

    • sbdeca disse:

      Olá Virgínia, temos interesse sim na obra. A demora na catalogação desse material é porque felizmente recebemos muitas doações, são mais de 10 mil obras recebidas por doação e que estão sendo catalogadas.
      Além das doações compramos bastante material: livros, DVDs, partituras, revistas… E tem as produções da própria Escola: teses, dissertações, TCCs, artigos de professores. Todo esse material é catalogado diariamente, muitas vezes priorizamos a catalogação de um item de acordo com a demanda, que é o que vamos fazer agora com o livro doado por você, a partir de seu pedido.

      Curtir

  14. andré maschietto disse:

    tenho muitas fitas de vhs e artigos de jornais e revistas sobre musica popular brasileira e gostaria de doas para a BIBLIOTECA DA ECA – caso exista interesse favor entrar em contato com ANDRÉ MASCHIETTO – intersongs@ig.com.br – a única condição é a retirada do material que está comigo grande abraço e felicidades

    Curtir

Deixe um comentário