Dicas para sua busca

A USP oferece à sua comunidade acesso a muitas bases de dados e revistas eletrônicas. É importante conhecê-las e familiarizar-se com as de seu interesse. Além disso, é importante saber usar os recursos de busca oferecidos por esses serviços, como operadores booleanos, filtros, limitadores de período, tesauros e diretórios etc., para uma busca mais eficiente.

Em nosso site há uma lista das bases de dados mais indicadas para as áreas aqui da ECA. A lista completa das bases assinadas pela USP pode ser consultada aqui.

Depois de escolher a base ou bases para pesquisa, é hora de começar a conversa com o sistema, pois o sucesso da busca vai depender não só do conhecimento do usuário sobre o assunto da pesquisa, mas também da habilidade em usar os recursos oferecidos pela base de dados.

Normalmente as bases de dados oferecem dois tipos principais de busca: a busca simples (ou básica) e a busca avançada. Na busca simples digita-se uma ou mais palavras na caixa de busca, essas palavras serão recuperadas em todos os campos indexados da base, e nesses casos, está implícito o uso do operador booleano AND, ou seja, são recuperados documentos em que ocorram todos os termos da pesquisa simultaneamente. É o jeito mais fácil, e preferido pela maioria, de começar uma busca, mas tem a desvantagem de recuperar uma quantidade grande de itens, tornando difícil a análise do resultado, grande parte irrelevante. Por exemplo, buscando tourism sustainability na base ABI/INFORM Complete recuperamos mais de 27 mil itens!

A busca avançada permite especificar os campos onde serão pesquisados os termos de busca, por exemplo, limitar a busca ao título, assuntos, limitar por data, tipo de material, combinar facilmente os operadores booleanos (AND, OR, NOT) etc. De qualquer forma, seja começando pela busca simples ou pela avançada, a busca vai sendo refeita e refinada ao longo do processo, usando os mecanismos de filtragem oferecidos juntos ao resultado recuperado, escolhendo algum artigo pertinente entre os recuperados e a partir daí talvez até mudar os termos de busca, os campos etc.

A opção de verificar os assuntos usados em um artigo interessante pode ser bastante útil para indicar caminhos. Por exemplo, uma busca que começou com os termos tourism AND sustainability sem limitação de campo, pode se transformar em sustainable tourism limitada ao campo assunto, tornando o resultado mais preciso. Com a evolução da pesquisa, é possível verificar a bibliografia deste mesmo artigo, pois pode-se encontrar outros documentos pertinentes apenas usando essa prática.

Outros recursos comumente oferecidos são: aspas (“”) para recuperar uma frase exata; truncagem (*), para recuperar todos os termos com o mesmo radical, por exemplo, ‘sustain*’, recupera sustainable, sustainability, sustainably etc.; substituição de caracteres (?), bom para usar quando tiver buscando por aqueles nomes difíceis de escrever, por exemplo, experimente buscar ‘v?gotsk?’ no campo autor no Dedalus ou no campo título do Portal de Periódicos da Capes, vai recuperar vigotskii, vygotsky, vygotskii, vigotski, vygotskiai, e continua! Não, isso não é coisa de uma bibliotecária engraçadinha, tem a ver com regras de transliteração do russo para outros idiomas; recurso também indicado para palavras que tem mais de uma grafia, por exemplo: col?r, para buscar por color e colour.

A busca vai sendo refeita ao longo do processo, desenvolvida e refinada enquanto está sendo realizada, mais ou menos o que fazemos intuitivamente quando estamos usando o Google ou outra ferramenta da busca, mas conhecendo os recursos disponíveis as chances de sucesso aumentam.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: