Bases de dados de artigos de periódicos

As bases de dados de artigos de revistas acadêmicas são importantes coleções digitais, que oferecem recursos de buscas para recuperar seu conteúdo. Podem conter apenas referências bibliográficas ou trazer o texto completo, ou ainda, podem ser uma mistura de ambos.

Essas coleções oferecem o que há de mais recente e consistente em suas áreas de abrangência. E pode-se dizer que oferecem o que há de consensual, já que seu conteúdo é principalmente proveniente das melhores revistas acadêmicas, que têm entre seus critérios de publicação a avaliação por pares. Portanto, uma etapa incontornável do trabalho de pesquisa científica é a busca em bases de dados, seja para reafirmar ou enfraquecer uma hipótese, seja para responder a uma questão, enfim, é preciso saber o que foi dito antes pelos seus pares.

Além das bases de dados há as plataformas ou portais como o Portal de Periódicos da Capes, que oferecem a possibilidade de buscar em várias bases de dados ao mesmo tempo; buscadores acadêmicos como o Google Acadêmico e catálogos de bibliotecas, como o nosso Dedalus, de acesso obrigatório para quem está preocupado com a qualidade de suas referências.

Pelo Portal de Busca Integrada da USP o pesquisador pode localizar, além do material disponível em suporte físico nas bibliotecas, artigos de periódicos nacionais e internacionais, de acesso aberto ou restrito à comunidade USP. É um bom começo, mas, para pesquisas mais complexas, o ideal é acessar as diversas bases de dados acadêmicas assinadas pela USP e pela CAPES.

Algumas dicas para ajudar nas suas buscas nas bases de dados:

use expressões de busca em inglês, pois o conteúdo desses serviços é quase todo nesse idioma

buscas em campos de texto livre como, título, resumo ou no texto completo trazem mais resultados, mas são menos precisas

se a base oferecer recursos de buscas, como tesauros, listas de assuntos etc., use-os, o resultado de sua busca será mais preciso, será também mais limitado quanto à quantidade

aprenda a usar os filtros oferecidos pela base, eles normalmente aparecem em forma de menu ao lado do resultado de sua busca

analise o que foi recuperado, isso pode sugerir mudanças na sua estratégia de busca e expressões de busca mais apropriadas.

A USP tem acesso a várias bases de dados, muitas delas voltadas para as áreas de interesse da ECA, não deixe de aproveitar tudo que elas oferecem!

Importante: para acessar conteúdos assinados pela USP ou CAPES de forma remota, fora da universidade, o pesquisador precisa estar conectado à rede VPN da USP.

Para saber mais, consulte neste blog outros posts feitos sobre bases de dados específicas.

Você pode também agendar um dos nossos treinamentos aqui: http://www3.eca.usp.br/biblioteca/servicos/treinamentos

Deixe um comentário