Bibliotecas para todos

Muita gente não sabe, mas as bibliotecas da Universidade de São Paulo são abertas a toda a população. O empréstimo de livros e outros materiais é restrito aos estudantes, professores e funcionários da Universidade, mas nossas bibliotecas prestam diversos outros serviços importantes a quem as procura.

Um dos mais importantes é, provavelmente, o acesso local ao gigantesco acervo de documentos em suporte físico. Qualquer cidadão pode entrar numa biblioteca para fazer pesquisas, ler livros e revistas do acervo, fazer cópias parciais dos textos de seu interesse e até mesmo, em alguns casos, assistir filmes. Muita gente já encontrou na USP aquele livro que não se conseguiu achar em lugar nenhum, nem nos sebos, nem na internet.

Muitos conteúdos podem ser acessados remotamente de forma gratuita, como as teses e dissertações mais recentes (a partir de 2001), artigos das revistas publicadas pela Universidade, artigos de professores publicados em revistas de acesso aberto e trabalhos de conclusão de curso de graduação.

Além disso, as revistas eletrônicas assinadas pela USP e pela CAPES podem ser acessadas pelos computadores das bibliotecas, onde pesquisador pode baixar gratuitamente os artigos que necessitar, enviar ao seu e-mail ou gravar num pen–drive, dependendo das condições técnicas dos equipamentos de cada biblioteca.

E como o pesquisador descobre em qual das 48 bibliotecas da USP está o livro, revista, artigo ou coleção de documentos que precisa consultar? É possível fazer essa busca pela internet, acessando os seguintes serviços:

Dédalus – Banco de Dados Bibliográficos da USP

Catálogo de todas as bibliotecas da USP que reúne, entre outros documentos, livros, coleções de revistas, teses (impressas e online), trabalhos de conclusão de curso (impressos e online), partituras e filmes. Por esse catálogo é possível descobrir onde está o material desejado e se está disponível para consulta.

Portal de Busca Integrada

Serviço que localiza, além de todo o acervo de livros, revistas, teses, trabalhos de conclusão de curso, partituras, filmes etc, artigos das revistas eletrônicas, tanto aquelas publicadas pela USP – que são de acesso aberto e podem ser consultadas remotamente – quanto as que são assinadas pela Universidade ou pela CAPES, que a população em geral pode acessar nas bibliotecas da USP.

As bibliotecas da USP guardam muitas surpresas interessantes em seus espaços físicos ou no mundo digital. Conheçam, por exemplo:

Biblioteca Brasiliana Mindlin Digital

https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/1

Biblioteca de livros raros digitalizados, em acesso aberto. Outro projeto interessante da Biblioteca Brasiliana Mindlin:

Atlas dos Viajantes no Brasil: https://viajantes.bbm.usp.br

Tecidoteca da EACH

Biblioteca – Tecidoteca

A Escola de Artes,Ciências e Humanidades tem uma coleção de tecidos, malharia, aviamentos e fibras, aberta para consulta no horário das 13 às 21 horas. É necessário agendar a visita.

Coleção Especial de Revistas da Biblioteca da ECA

Coleção formada por revistas não acadêmicas, de caráter popular ou jornalístico. Inclui títulos como Manchete, O Cruzeiro, Isto É, Visão, Senhor, Amiga, Bundas, Set, A Cigarra, Revista de Cultura Vozes, Revista do Rádio e outras. Veja a relação completa neste link.

Audioteca CIR

http://www.fsp.usp.br/laudio/topo_menu.swf

A Biblioteca Centro de Informação e Referência da Faculdade de Saúde Pública produz e mantém uma coleção de áudios em MP3 que divulga, em linguagem acessível, conhecimento em saúde pública produzido na Faculdade que possa ser apropriado pela população em geral e, em especial, pelos usuários do SUS.

Acervo de Testes Psicológicos da Biblioteca do Instituto de Psicologia

http://www.ip.usp.br/site/biblioteca/biblioteca/

Consulta restrita a psicólogos formados, muito utilizado por profissionais da comunidade externa.

Sala Acessibilidade da Biblioteca da FEA

https://www.fea.usp.br/biblioteca/sobre-a-biblioteca/produtos-e-servicos/sala-acessibilidade

Na Biblioteca da Faculdade de Economia e Administração há uma sala com equipamentos que auxiliam a leitura de pessoas com deficiência visual, aberta ao público.

Livro Leve e Solto

[editado em 26.11.19]

A Biblioteca Florestan Fernandes, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas tem uma sala com livros que podem ser emprestados informalmente, por qualquer pessoa. Não é necessário fazer cadastro, é só escolher o livro e levar.

Treinamentos e visitas guiadas

[editado em 29.11.19]

Várias bibliotecas da USP oferecem visitas guiadas e treinamentos para a comunidades externa. Citamos, por exemplo:

A Biblioteca do Conjunto das Químicas oferece treinamentos de acesso a bases de dados e catálogos a alunos externos à USP e recebe escolas para conhecer a biblioteca e as exposições que envolvem Química e Ciências Farmacêuticas.

A Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública recebe mensalmente os alunos residentes do Centro de Telemedicina do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza para visita ao espaço e acervo da biblioteca e apresentação de fontes de informação em saúde. Também recebe anualmente a visita de alunos dos cursos de Nutrição e Dietética das ETCs Guainazes e Mandaqui (turmas matutina e noturno), nos 2 semestres.

A Biblioteca da Escola de Artes, Ciências e Humanidades atende escolas de ensino fundamental, nas visitas organizadas pelo ECCE – Espaço Ciência, Cultura e Educação.  .

Consórcio Cultural de Bibliotecas e Praça Literária de Lorena
[editado em 29.11.19]

O Consórcio Cultural de Bibliotecas (CCB) foi idealizado pelos bibliotecários das três instituições da cidade de Lorena – SP: Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP), Centro Universitário Teresa D´Ávila(UNIFATEA) e Centro Universitário Salesiano São Paulo (UNISAL).  São realizadas atividades culturais, como a permuta de exposições de obras de arte, mostras fotográficas de alunos e artistas da região. Outro projeto da Biblioteca da EEL é a Praça Literária: Florescer da Leitura que difunde o incentivo à leitura em ambientes abertos diferenciados do espaço físico da biblioteca para a comunidade externa da cidade de Lorena. Os livros de literatura são obtidos por doação de outras bibliotecas (a Biblioteca EACH é uma grande parceira) e do público em geral são colocados à disposição para leitura local ou doação, ao alcance de toda comunidade. Ocorrem simultaneamente várias atividades: contação de histórias, varal de leitura, bate-papo com o leitor, oficinas e sorteios de brindes dos patrocinadores do evento.

Os endereços completos de todas as bibliotecas da USP estão listados nesta página.

Todas as bibliotecas da USP possuem sites ou páginas nos sites de suas faculdades, escolas ou institutos. Muitas mantém blogs – como este –  perfis nas redes sociais mais conhecidas, canais no Youtube etc. A partir desses locais, é possível descobrir um mundo inesperado de informações de qualidade, acervos importantes e serviços democraticamente abertos à toda a população.

 

 

 

 

One Response to Bibliotecas para todos

  1. cleverci Aparecida Malaman disse:

    Que maravilha!!! Texto muito instrutivo. Parabéns! Bibliotecas da USP, tudo de bom e claro, sempre buscando novos caminhos para melhor atender nossos usuários.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: