Já é possível pesquisar e-books diretamente pelo Dédalus. Nesta última semana foi finalizado o processo de inclusão dos e-books – antes pesquisáveis apenas pelo SIBiNet – no catálogo online. O trabalho foi realizado pela equipe do Departamento Técnico do SIBi/USP, que cadastrou mais de 100 mil e-books.
O Portal E-book iniciou suas atividades no segundo semestre de 2007, com um acervo de 188 mil livros eletrônicos adquiridos com apoio da FAPESP no âmbito do programa FAP-Livros, beneficiando docentes, pesquisadores, alunos e funcionários das três universidades (USP, UNESP e UNICAMP). Mas as formas de busca no portal são limitadas.
Agora, já é possível pesquisar utilizando todas as opções de busca que o Dédalus permite (busca simples, avançada, combinada, etc). Mas atenção, como foi um serviço de inclusão em lote, os assuntos geralmente estão no idioma do livro. A indexação com termos em português será feita, aos poucos, pelas bibliotecas. Por enquanto, convém que a pesquisa por assunto seja feita com termos gerais em preferencialmente em inglês.
O acesso aos e-books é regulamentado, ou seja, o conteúdo só pode ser acessado a partir de equipamentos existentes nos campi da USP, UNESP e UNICAMP ou pelo acesso VPN, disponível para a comunidade dessas universidades. Existem contratos de licença, firmados junto aos fornecedores dos e-books que estabelecem restrições para uso e respeito à propriedade intelectual.
[…] DA ECA. E-books no Dédalus. 2010. Disponível em: <https://bibliotecadaeca.wordpress.com/2010/10/15/e-books-no-dedalus/>. Acesso em: 08 Mai. […]
CurtirCurtir