Salvador Dali no acervo

Salvador Dalí (1904-1989) marcou com sua forte presença diferentes espaços no universo das Artes. Além de pintor, foi criador de objetos, escritor, cineasta. Transpôs para sua obra o contato com ideias freudianas, dialogando com a psicanálise; também mostrou talento para a publicidade de si próprio e sua obra.

No acervo da Biblioteca possuímos diferentes obras de Dalí, com sua participação e, também, sobre o artista. Destaque para as seguintes:

Tarot universal. Salvador Dalí.

O simbolismo do tarô ilustrado por Dali com riqueza e irreverência nestas 78 cartas. Acompanha um encarte com informações sobre as cartas.

 

Quando fala o coração (1945). Direção Alfred Hitchcock.

Título original: Spellbound.

Hitchcock traz a psicanálise no enredo de Quando fala o coração e, para realizar a sequência do sonho de um dos personagens, convidou Salvador Dalí. Os mais de 20 minutos de cenas produzidas pelo artista foram reduzidos a uns poucos minutos que entram para a história do cinema e fazem o espectador entrar no universo do inconsciente com imagens surrealistas.

                                             

 Les dîners de Gala. Salvador Dalí.

O artista que desejava ser cozinheiro quando criança e organizava, junto com sua esposa Gala, encontros que celebravam o paladar, publicou este livro de receitas ricamente ilustrado por ele próprio. Logo no início, Dalí avisa: a obra “é dedicada tão somente aos deleites do palaar. Ninguém busque neste livro fórmulas dietéticas” (tradução nossa). Reflexões do artista permeiam toda a obra.

Um cão andaluz (1928). Direção Luis Buñuel.

Título original: Um chien andalou

Com roteiro de Dalí e Buñuel é considerado o filme que gerou o movimento surrealista puro, tornando-se marca na história do cinema. Este conto de desejos reprimidos, que se inicia com o conhecido “Era uma vez”, tem como base uma mescla de sonhos entre Dalí e Buñuel levando o espectador a um universo nada convencional.

 

Confira aqui outras obras do/sobre o artista disponíveis no acervo da Biblioteca da ECA.

 

1 Responses to Salvador Dali no acervo

  1. Tiemi disse:

    Esse tarot é realmente lindo! Vale a pena conferir de perto!

    Curtir

Deixe um comentário