Por onde começar

Uma dúvida muito frequente entre os pesquisadores que ainda não conhecem bem as fontes de informação que a USP oferece é: “por onde eu começo?”.

A resposta nem sempre é muito simples e depende de vários fatores, como a complexidade da pesquisa, do tipo de material de interesse, tempo disponível, grau de conhecimento de outros idiomas etc. Para ajudar com isso, nós, os bibliotecários de referência, estamos sempre à disposição.

Algumas dicas:

O básico

Se a pesquisa for de iniciação científica, TCC e até mesmo mestrado, o Portal de Busca Integrada da USP e o Portal de Periódicos da CAPES são bons lugares para fazer a primeira exploração do tema. Ambos recuperam artigos publicados em revistas acadêmicas e, em geral, trazem resultados quantitativamente bastante satisfatórios. São plataformas fáceis de entender, e as duas usam o mesmo software.

O conteúdo não é exatamente o mesmo, embora seja bastante semelhante. No Portal CAPES vamos encontrar principalmente artigos, embora também traga e-books de editoras internacionais. Na Busca Integrada da USP, além do conteúdos de revistas eletrônicas internacionais, também conseguimos acessar o catálogo dos documentos físicos das bibliotecas da USP (mesmo conteúdo do Dédalus), os periódicos do Portal de Revistas da USP (publicações editadas pela USP em acesso aberto) e o Portal de Livros Abertos (e-books de autoria de professores e técnicos da USP, também em acesso aberto).

Os dois portais oferecem recursos como: filtros de busca por tipo de documento, assunto, autor, base de dados ou biblioteca, data, idioma, nome da publicação etc; exportação de registros para gerenciadores de referências; pasta virtual para armazenar referências; alertas de busca e outros.

Além de obter textos completos de artigos em PDF, ambos auxiliam o pesquisador iniciante a descobrir as melhores fontes para levantar a literatura necessária ao seu tema. Por exemplo:

  • faça uma busca pelo assunto “women artists”
  • use o filtro Base de dados / Biblioteca na Busca Integrada da USP ou Coleção no Portal CAPES e identifique de onde veio a maior quantidade de resultados. O mesmo vale para títulos de periódicos específicos que publicam bastante sobre o assunto.

Importante:

  • são obtidos resultados melhores quando fazemos as busca em inglês, porque qualquer revista acadêmica sempre terá palavras-chaves e resumos nesse idioma
  • o acesso aos portais é aberto ao público em geral, mas isso não vale para os textos de todos os artigos. Se a revista for de acesso aberto, os artigos vão abrir; se for um título assinado pela USP ou pela CAPES, é necessário ter conexão à rede VPN da USP, ou acessar pelos computadores das bibliotecas

Para uma busca inicial e exploratório, não podemos esquecer do Google Acadêmico, também uma excelente fonte de informações.

Além do básico

Para pesquisas de doutorado, ou mesmo para quem fez buscas nesses portais de acesso mais simples e sente necessidade de avançar um pouco, o ideal é fazer busca numa base de dados especializada na área da pesquisa ou numa base de dados multidisciplinar.

Por essas bases temos acesso a conteúdos de revistas acadêmicas que foram selecionadas para integrar o conjunto de publicações por elas indexadas. Além disso, os recursos e filtros de busca são melhores e mais especializados do que os oferecidos pelos portais que recuperam conteúdos de várias bases.

A lista de bases às quais temos acesso está na página da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP. No site da Biblioteca elaboramos uma lista de bases de interesse para as áreas da Escola de Comunicações e Artes. O pesquisador deverá sempre buscar na base da área de sua pesquisa (se houver) e também nas bases multidisciplinares como Scopus, Academic Search Premier, Web of Science, JStor e Dimensions Analytics, lembrando que uma busca inicial no Portal CAPES ou Busca Integrada da USP pode ajudar a identificar as melhores fontes.

Tão ou mais importante do que selecionar as fontes de informação é saber elaborar estratégias de busca adequadas. Vejam esses textos aqui mesmo, neste Blog:

Do tema da pesquisa aos termos de busca

O bolo de banana e a pesquisa

Em busca dos assuntos perdidos

Aqui no Blog e no canal da Biblioteca da ECA no YouTube, temos alguns tutoriais sobre o uso dos diversos recursos de pesquisa disponíveis. Se necessário, oferecemos treinamentos, que podem ser agendados pelo nosso site.

Deixe um comentário