JUNHO: MÊS DO ORGULHO LGBT

Para celebrar este mês com orgulho, a biblioteca preparou uma lista de filmes presentes em nosso acervo de material audiovisual que abordam, tanto de modo central quanto de forma mais sutil, a temática da homossexualidade, bissexualidade e transexualidade.

Confira!

Amarelo manga

ASSIS, Cláudio

Brasil, 2002, 101 min

Amarelo manga

Entre um hotel decadente e um botequim transitam diversos personagens marginalizados da cidade de Recife. Dunga, o cozinheiro do hotel, apaixonado pelo açougueiro Canibal, monta um plano para afastá-lo ao mesmo tempo da amante e de Kika, a esposa evangélica ciumenta. Isaac, um dos hóspedes, é um necrófilo que tem prazer em atirar em cadáveres e assedia a sensual e nervosa dona do botequim. Kika pega o marido em flagrante, arranca a orelha da rival a dentadas e vai transar com Isaac. O dono do hotel morre e Dunga tem que se arranjar para resolver o problema do velório e do enterro.

Hotéis; Bares; Homossexuais; Recife (Cidade / Brasil); Açougueiros; Século 21; DVD2798

Angels in America

NICHOLS, Mike, 1931-

Estados Unidos, 2003, 374 min

Durante o ano de 1985, em Manhattan, um grupo de pessoas tem suas vidas atingidas pela epidemia de AIDS. Louis Ironson abandona o companheiro infectado, por não ter coragem de enfrentar a situação. Joe Pitt, jovem advogado mormon que reprime sua homossexualidade e mantém um casamento de fachada, é convidado pelo poderoso Roy Cohn para ocupar um cargo importante no Departamento de Justiça. Abandona a esposa em meio a uma crise nervosa e inicia um romance com Lou, mas este o rejeita quando descobre sua hipocrisia. Roy Cohn morre de AIDS, sem admitir a doença nem sua condição homossexual.

AIDS; Homossexuais; New York (Cidade / Estados Unidos); Casais; Doentes; DVD0540/1

Assassinato de gays

MOREIRA, Rita

Brasil, 1988, 7 min

Abordando o tema assassinato de gays, entrevista pessoas nas ruas e traz o depoimento de Jorge Mautner. São apresentadas cenas de filmes onde um gay é brutalmente assassinado e de um caçador caçando um veado na floresta. Mostra manchetes de jornais sobre teatrólogo encontrado morto em sua cama e apresenta ainda, lista de personalidades de todas as épocas que eram gays.

Homossexuais; VC1098

Bailão

Caetano, Marcelo

Brasil, 2009, 17 min

Depoimentos de homossexuais da terceira idade, frequentadores de uma casa de dança, a respeito do preconceito e marginalidade vividos por eles na juventude, quando buscavam por parceiros em cinemas pornôs, banheiros de bares e becos no centro da cidade.

Homossexuais; Idosos; São Paulo (Cidade / Brasil); Século 20; Século 21; DVD3464

O beijo da mulher aranha

BABENCO, Hector, 1946-

Brasil / Estados Unidos, 1985, 125 min

 O homossexual Molina e Valentin, um ativista político engajado na luta armada, são encarcerados na mesma cela de uma prisão de país sul-americano. Para passar o tempo e para estabelecer contato com seu companheiro de prisão, Molina conta filmes de aventura que assistiu. Ao longo deste processo os dois vão vencendo medos e preconceitos e descobrindo o respeito mútuo e a solidariedade. Paralelamente, Molina é pressionado pela polícia a fornecer informações sobre Valentin, o que não faz. Ao tentar ajudar seu amigo após ter sido libertado, Molina é assassinado pela polícia e seu corpo jogado no lixo.

Presos; Homossexuais; Prisões; Ativistas políticos; Século 20 – década de 80; VC1069, VC1511

O beijo no asfalto

BARRETO, Bruno, 1955-

Brasil, 1980, 80 min

Arandir socorre um homem vítima de atropelamento que, agonizando, lhe pede um beijo na boca. O gesto de compaixão vira manchete de jornal: um um repórter sensacionalista espalha a versão de que ele e o morto seriam amantes. O escândalo tem sérias consequências: Arandir perde o emprego e seu sogro convence a filha a abandoná-lo. Somente Dália, a cunhada apaixonada por Arandir, acredita em sua versão. Arandir é obrigado a fugir da polícia que cerca sua casa e se refugia num hotel, onde é surpreendido pela presença da cunhada e pelo sogro que, desesperado provoca o trágico desfecho do filme: ele sim, Aprígio, sempre fora apaixonado pelo genro e por isso tentava impedir o casamento da filha. Arandir foge, mas o tiro do sogro o alcança no asfalto.

Brasil; Jornalistas; Homossexuais; VC0106, XDVD0310

Bendito fruto

Goldenberg, Sérgio

Brasil, 2004, 89 min

Edgar vive uma vida complicada e de aparências: possui um salão de cabeleireiro e é amante de Maria, mas se passa por homossexual para as clientes e apresenta Maria como sua empregada, por ela ser negra. Tem um filho com ela, que não sabe que ele é seu pai. Virginia, uma antiga amiga de escola, decide visitar Edgar, mas sofre um acidente provocado por uma tampa de bueiro que explode. Fica na casa de Edgar até se recuperar e, por não saber da relação dele com Maria, tenta seduzi-lo. Maria, Virgínia, Edgar e suas funcionárias, reúnem-se todas as tardes no salão para assistir à novela “Primeiro Amor”, cujo protagonista é namorado do filho de Maria e Edgar.

Cabeleireiros; Casais; Homossexuais; Telenovelas; DVD2826, DVD3469

Na calada da noite

HALM, Paulo; CAMPOS, Luiz Arnaldo

Brasil, 1986, 20 min

Crônica sobre os notívagos, bêbados, prostitutas e travestis das noites do Rio. Apresentação de Laura de Vison do Cabaret O Bôemio, que de dia é professor de História para adolescentes numa escola pública. Resumo retirado do site da Cinemateca Brasileira.

Travestis; Boates; Bares; Homossexuais; Rio de Janeiro (Cidade/Brasil); DVD0843

Caravaggio

JARMAN, Derek

Grã – Bretanha, 1986, 88 min

Em seu leito de morte, o pintor Michelangelo Merisi da Caravaggio recorda momentos de sua vida: a infância, as decepções do início de carreira, seus últimos sucessos, a amizade com um cardeal e a relação destrutiva com um jogador.

 
Um clássico, dois em casa, nenhum jogo fora

BATISTA, Djalma Limongi, 1952-

Brasil, 1968, 21 min

Um rapaz de classe média baixa, desempregado, acorda tarde e sai de casa. Vai procurar um amigo e rompe com ele. Perambula por uma grande construção abandonada, passeia pelas ruas do centro de São Paulo e assiste a um espetáculo de luta livre. Encontra na rua um outro rapaz, com quem inicia um relacionamento amoroso. A um dado momento, ataca o novo amigo com um remo e o mata a pancadas.

São Paulo (Cidade / Brasil); Século 20 – Década de 60; Jovens; Homossexuais; eca-0321, VC1295, VC1296, XDVD1374

Eduardo II

JARMAN, Derek, 1942-1994

Grä-Bretanha, 1991, 90 min

Durante o século XVI, o rei inglês Edward II torna-se uma ameaça para o reino quando ignora sua esposa e assume, abertamente, um caso amoroso com um plebeu. A rainha e seu amante conspiram para derrubá-lo e tomar o poder.

Inglaterra; Reis; Homossexuais; VC0662, DVD1277

Flawless

Ninguém é perfeito

SCHUMACHER, Joel, 1939-

Estados Unidos, 1999, 112 min

Um segurança aposentado e conservador que não gosta de homossexuais sofre um acidente que o deixa com seqüelas, entre elas uma dificuldade de fala. O seu tratamento inclui aulas de canto dadas por um vizinho: uma drag queen que aguarda operação para mudança de sexo.

Estados Unidos; Século 20 – Década de 90; Homossexuais; Homens; VC1385

Garotos de programa

SANT, Gus Van, 1952-

Estados Unidos, 1991, 103 min

Mike (River Phoenix) e Scott (Keanu Reeves) são dois jovens garotos de programa que moram nas ruas de Portland, Oregon. Os dois fazem parte de um grupo de libidinosos excluídos sociais, que se juntam num prédio condenado para fazer tumulto e se venderem a quem esteja disposto a pagar por eles. Apesar de ambos serem insatisfeitos e perturbados, os dois garotos têm a personalidade bem diferente: Scott é rebelde e se prostitui para humilhar sua família, já Mike é um sonhador, um rapaz gentil que está apaixonado pelo seu melhor amigo, e quer encontrar a mãe. Juntos os dois se metem em diversas encrencas em viagens que vão do Idaho até a Itália para encontrar a mãe de Mike. Resumo extraído do site adorocinema.

DVD2270

Gato pardo

BERLIM, Felipe

Brasil, 2001, 7 min

Numa escadaria escura, garoto de programa ataca seu cliente com uma faca. O rapaz é surpreendido e espancado por um grupo de desconhecidos, que encontram com ele várias fotos polaroid de homens aparentemente degolados. A arma, porém, era uma inofensiva faca de mágico e o ataque ao cliente, parte do jogo.

Homossexuais; Profissionais do sexo; Brasil; Século 20; VC1632, XDVD1361

Madame Satã

AÏNOUZ, Karim

Brasil, 2002, 100 min

madame satã

Lapa, 1932. No palco do cabaré Lux, Vitória dos Anjos canta um dos muitos sucessos de Josephine Baker, Nuits d´Alger. Nos bastidores, com ar embevecido, seu camareiro João Francisco reproduz com os lábios cada palavra da canção. O rapaz é explorado e humilhado por Gregório, seu patrão e amante de Vitória. Embora João Francisco pareça submisso, na verdade, ele se revela altivo e provocador quando deixa o cabaré e caminha pelas ruas mal iluminadas e de freqüência duvidosa do bas-fonds carioca. Seu forte temperamento, sua agilidade na capoeira e a destreza no uso da navalha o fazem uma figura temida e intrigante.

Meninos não choram

PIERCE, Kimberly

Estados Unidos, 1999, 118 min

meninos nao choram

Baseado na história real de um rapaz que, após se tornar popular numa pequena cidade de Nebraska e fazer novos amigos, se envolve com uma garota. Mas o grupo de amigos descobre que, na realidade, ele é uma garota e que está sendo procurada pela polícia de outra cidade por vários crimes. Ela é humilhada,estuprada e morta por um de seus melhores amigos.

 

Milk

SANT, Gus Van

Estados Unidos, 2008, 126 min

milk

Em São Francisco, o ativista pelos direitos dos homossexuais Harvey Milk torna-se o primeiro homossexual assumido a ser eleito para um cargo público nos Estados Unidos. Durante sua atuaçao parlamentar entra em conflito com o pollítico conservador Dan White, que termina por assassiná-lo.

Morango e chocolate

GUTIÉRREZ ALEA, Tomás, 1928-1996; TABÍO, Juan Carlos, 1943-

Cuba, 1993, 108 min

 Em Cuba, na década de noventa, o universitário e militante comunista David assiste ao casamento de sua ex-namorada. Pouco depois, enquanto toma sorvete numa praça, conhece Diego, um intelectual homossexual que o convida a visitá-lo em seu apartamento. Aborrecido com o assédio, vai embora, mas volta depois, com o objetivo de verificar se Diego é adversário do regime. Os dois se tornam amigos e defendem-se mutuamente até o momento em que Diego vai embora do país.

Cuba; Século 20 – Década de 90; Homossexuais; Amigos; VC1523, XDVD0266

A lei do desejo

ALMODÓVAR, Pedro, 1949-

Espanha, 1987, 100 min

Pablo Quintero é um cineasta famoso, apaixonado por Juan, que não o ama realmente. Seu irmão transexual trocou de sexo, para viver um romance com o próprio pai. Durante a viagem de férias de Juan, Pablo conhece Antônio, rapaz rico que se torna um amante obsessivo e ameaçador. Antônio mata Juan e sequestra a irmã de Pablo, exigindo um último encontro antes de se suicidar.

Espanha; Século 20 – Década de 80; Homossexuais; eca-303/8, DVD3273

 

Plata quemada

PIÑEYRO, Marcelo, 1953-

Argentina / Espanha / Uruguai, 2000, 125 min

 Baseado em uma história real, Plata Quemada narra o espetacular crime ocorrido em 1965, que manteve dois países como reféns do terror por dois meses. Conhecidos como “Os Gêmeos”, Angel e Nene são dois amigos inseparáveis. Dois matadores que assaltam o caminhão que transporta os pagamentos da cidade de San Fernando. São sete milhões em jogo. Depois do crime eles decidem fugir para o Uruguai, até que passe a febre dos policiais sedentos por vingança. Lá, se escondem em um apartamento emprestado por um mafioso, sabendo que não devem aparecer enquanto esperam documentos fraudados para fugir ao Brasil. Porém, os documentos não chegam, eles não agüentam a clausura e na noite uruguaia, cada um sairá em busca de sua sorte. “Plata Quemada” é uma história de amor, desencontros e solidão que se unem em vidas levadas ao limite. Resumo extraído do site cinema 10.

DVD2381

Querelle

FASSBINDER, Rainer Werner, 1946-1982

Alemanha / França, 1982, 108 min

Querelle, marinheiro ladrão e assassino, chega em seu navio à cidade portuária de Brest. No bar La Feria conhece a madame Lysiane, amante de seu irmão Robert, com quem o marinheiro tem uma relação de amor e ódio. Querelle começa a vender drogas para Nono, o marido de Lysiane, e mata seu cúmplice Vic. Perde propositalmente no jogo para Nono, sabendo que os perdedores devem concordar em ser sodomizados pelo vencedor. Torna-se amante de Lysiane e também de Mario, policial corrupto. Apaixona-se por um operário assassino, que é sósia de seu irmão, mas termina por traí-lo e fazê-lo levar a culpa pela morte de Vic. Seu comandante no navio acoberta seus crimes e confessa seu amor por ele. A partir de sinopse da Wikipédia, conferida.

Marinheiros; Homossexuais; VC0672, DVD1138

De repente, no último verão

MANKIEWICZ, Joseph L, 1909-1993

Grä-Bretanha, 1959, 112 min

Internada numa clínica para tratamento mental, bela jovem afirma que seu primo foi brutalmente assassinado. Sua tia, porém, diz que tudo não passa de alucinação. Um neurocirurgião tenta resolver o mistério. Resumo: Vídeo 1997.

Estados Unidos; Século 20 – Década de 30; Psiquiatras; Hospitais psiquiátricos; Homossexuais; VC0899, VC1783, XDVD1376

Satyricon

FELLINI, Federico, 1920-1993

Itália, 1969, 124 min

Na Roma do século I d.C., dois jovens estudantes disputam o amor de um efebo. Vivendo de expedientes, eles viajam pelo sul da Itália, envolvendo-se em situações críticas, seqüestram um semideus hemafrodita e são castigados. Resumo: Vídeo 1997.

Roma (Cidade / Itália); Antigüidade; Homossexuais; VC0259, VC1413, XDVD0130

Sebastiane

JARMAN, Derek, 1942-1994

Grä-Bretanha, 1976, 82 min

No ano 303 DC o Imperador Diocleciano desencadeia em Roma uma violenta perseguição aos cristãos, por considerá-los culpados pelo incêncio de seu palácio. Sebastião, o chefe da guarda, até então favorito do Imperador, é exilado para uma remota guarnição militar. Lá, por ser cristão, sofre toda espécie de abusos e castigos inflingidos pelo comandante, num clima crescente de atração sexual sado-masoquista.

Homossexuais; Masoquismo; Soldados; Cristãos; Roma; Antiguidade; DVD1178

Sexo e claustro

Priscilla, Claudia

Brasil, 2005, 13 min

Depoimento de Maria de Pilar S. Rivera, mexicana, ex-freira e lésbica, sobre repressão sexual e vida no convento. Aos 7 anos, foi estuprada na escola em que estudava. Filha de pais divorciados e marcada pelo estupro, entrou para um convento, onde era doutrinada a ignorar o próprio corpo e a se auto-infligir severas punições a cada mínima falta. Depois que largou o hábito, teve um envolvimento amoroso com uma prima. Convencida de que isso era pecado, fez psicanálise e tentou se relacionar com homens, sem sucesso. Por fim, aceitou sua condição de homossexual. O filme mostra Maria entrando em um convento do bairro de Coyoacán, Cidade do México. Seu depoimento para a câmara é pontuado por imagens internas e externas do convento.

Comportamento psicossexual; Mulheres; Conventos; Freiras; Homossexuais; DVD0620, DVD0621, DVD3563

Tudo sobre minha mãe

ALMODÓVAR, Pedro, 1949-

Espanha / França, 1999, 101 min

Mãe solteira leva seu filho ao teatro no dia de seu aniversário de 17 anos. Diz a ele que contará tudo sobre seu pai quando chegarem em casa. Mas, enquanto tenta pedir autógrafo para a atriz principal da peça, rapaz sofre acidente que causa sua morte. Quando a mãe acha as anotações do filho, que expressam o desejo de conhecer o pai, decide voltar a Barcelona, de onde havia saído grávida, e tenta achar o pai do rapaz, que é o travesti Lola. Em Barcelona encontra com um amigo travesti e pede ajuda para procurar Lola. Conhece uma freira que está grávida de Lola. Deixa que ela more em sua casa ao descobrir que é soropositiva e começa a trabalhar com a mesma atriz da peça que assistiu com seu filho. Após a morte da freira ela passa a cuidar do bebê e, finalmente encontra Lola, também doente, para mostrar seu filho. Viaja novamente para Madrid e só retorna algum tempo depois para rever os amigos e fazer novos exames no bebê.

Homossexuais; Travestis; Profissionais do sexo; Atrizes; Freiras; Mães; Madri (Cidade / Espanha); Barcelona (Cidade / Espanha); Século 20; DVD0265, DVD1221

Victor ou Victoria

EDWARDS, Blake

Estados Unidos, 1982, 133 min

Cantora desempregada conhece uma pessoa que a incentiva a fazer um teste numa casa de espetáculos. Mas para conseguir o emprego ela se apresenta como Victor, um homem e transformista. É contratada e seu show torna-se um sucesso, todos aplaudem a performance de Victor como Victória. Um homem, importante no ramo das casas de show em Paris, encanta-se por Victor e desconfia que ele é realmente uma mulher. Victor nega e continua com seu show até que também se apaixona e revela sua identidade para ele.

Vera

TOLEDO, Sérgio

Brasil, 1986, 85 min

Drama sobre uma órfã que já durante os tempos de internato fez sua opção pelo universo masculino. Quando sai ao completar 18 anos, tem de conviver com os conflitos inerentes à sua decisão. Resumo: FDE, Série Apontamentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: